Buscar

Conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a que se refere ao Ensino-aprendizagem de Leitura no Ensino Fundamental, leia ...

Conforme as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a que se refere ao Ensino-aprendizagem de Leitura no Ensino Fundamental, leia as afirmativas:

I) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa defendem que durante o ato da leitura aconteça articulação entre conhecimentos prévios e informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto; para dar conta das ambiguidades, ironias e expressões figuradas, opiniões e valores implícitos, bem como das intenções do autor.

II) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) não se configuram como um guia na elaboração dos projetos pedagógicos das escolas.

III) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa não defendem que os gêneros textuais sirvam de objeto de ensino para a prática de produção escrita.

IV) Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa defendem que os gêneros textuais sirvam de objeto de ensino para a prática de leitura.

V) Os Parâmetros Curriculares Nacionais defendem a importância do contexto situacional no momento da interlocução para a construção de significados durante o processo ensino-aprendizagem de leitura.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A, que afirma que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa defendem que durante o ato da leitura aconteça articulação entre conhecimentos prévios e informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto; para dar conta das ambiguidades, ironias e expressões figuradas, opiniões e valores implícitos, bem como das intenções do autor. As outras afirmativas estão incorretas, pois os PCNs são um guia na elaboração dos projetos pedagógicos das escolas (II), defendem que os gêneros textuais sirvam de objeto de ensino tanto para a prática de leitura quanto para a prática de produção escrita (IV) e defendem a importância do contexto situacional no momento da interlocução para a construção de significados durante o processo ensino-aprendizagem de leitura (V).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais