Buscar

Leia o excerto a seguir. “O Código de Hammurabi, uma das codificações mais antigas conhecida pela humanidade (2394 a.C.), em seus arts. 215 a 223 e...

Leia o excerto a seguir.

“O Código de Hammurabi, uma das codificações mais antigas conhecida pela humanidade (2394 a.C.), em seus arts. 215 a 223 elenca um conjunto de regras sobre o médico e o exercício de sua profissão. Assim, sendo a sociedade babilônica dividida em três distintas classes: a classe dos awilum

composta pelos homens livres, a classe dos wardum formada pelos escravos e amtum pelas escravas, e a classe dos muskênum que formava um grupo intermediário entre as duas outras classes, os médicos deveriam observar condutas e ser punidos, em caso de falha no tratamento, de acordo com o dano causado e conforme classe a que pertencia o seu paciente. ”

SCHAEFER, F. Responsabilidade Civil do Médico & Erro de Diagnóstico. Curitiba: Juruá, 2012, p. 18.

A responsabilidade civil se traduz na possibilidade de aplicar uma punição ao agente que acarretou um dano à vítima por ação ou omissão.

Analise as asserções a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso

(  ) A negligência é um dos motivos para a responsabilidade civil do profissional de enfermagem, podendo ser caracterizada como um descuido ou desleixo relacionado à determinada situação.

(    ) O profissional de enfermagem pode ser responsabilizado em razão de ato ou omissão que acarrete dano ao paciente, mas apenas quando houver a intenção, não sendo possível a condenação por culpa.

( ) Entre um dos motivos pelos quais o profissional de enfermagem poderá ser responsabilizado por danos acarretados ao paciente está a negligência, que é considerada o desleixo ou descaso com a atividade profissional.

(  ) O profissional de enfermagem pode ser responsabilizado por acarretar dano ao paciente quando por ação ou omissão não analisar ou lhe faltar a reflexão na tomada de uma decisão no cuidar.

(  ) O paciente poderá sofrer um dano passível de indenização quando o profissional de enfermagem, por omissão intencional, deixa de realizar as atividades que não são de sua competência em razão da natureza de sua profissão.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmações corretas são: - (V) A negligência é um dos motivos para a responsabilidade civil do profissional de enfermagem, podendo ser caracterizada como um descuido ou desleixo relacionado à determinada situação. - (F) O profissional de enfermagem pode ser responsabilizado em razão de ato ou omissão que acarrete dano ao paciente, mas apenas quando houver a intenção, não sendo possível a condenação por culpa. - (V) Entre um dos motivos pelos quais o profissional de enfermagem poderá ser responsabilizado por danos acarretados ao paciente está a negligência, que é considerada o desleixo ou descaso com a atividade profissional. - (V) O profissional de enfermagem pode ser responsabilizado por acarretar dano ao paciente quando por ação ou omissão não analisar ou lhe faltar a reflexão na tomada de uma decisão no cuidar. - (F) O paciente poderá sofrer um dano passível de indenização quando o profissional de enfermagem, por omissão intencional, deixa de realizar as atividades que não são de sua competência em razão da natureza de sua profissão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando