Buscar

TEXTO I A forma como o organismo regula a concentração dos íons hidrogênio (H+) é de fundamental importância para a avaliação das alterações do equ...

TEXTO I

A forma como o organismo regula a concentração dos íons hidrogênio (H+) é de fundamental importância para a avaliação das alterações do equilíbrio entre os ácidos e as bases no interior das células (líquido intracelular), no meio líquido que as cerca (líquido intersticial) e no sangue (líquido intravascular). A regulação respiratória do equilíbrio ácido-base é feita exclusivamente através da regulação do CO2. Alterações da ventilação no oxigenador podem produzir quebra daquele balanço e interferir com o metabolismo celular.

SOUZA, M.H.L; ELIAS, D.O; Fundamentos da circulação extracorpórea. Segunda edição. Rio de Janeiro/RJ- Brasil. Centro editorial Alda Rio, 2006.

TEXTO II

A avaliação acidobásica do sangue é fundamental, pois, além dos desvios do equilíbrio acidobásico, propriamente dito, pode fornecer dados sobre a função respiratória do doente e sobre as condições de perfusão tecidual. Pelo acima exposto, fica claro que o diagnóstico dos distúrbios do EAB deve embasar-se nos valores da gasometria sanguínea.

EVORA PRB; REIS CL; FEREZ MA; CONTE DA & GARCIA LV. Distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico e do equilíbrio acidobásico – Uma revisão prática. Medicina, Ribeirão Preto, 32: 451-469, out./dez. 1999.

 

Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. Uma diminuição de oxigenação tecidual, como em uma condição de Doença Pulmonar Obstrutiva C
  2. Uma diminuição de oxigenação tecidual, como em uma condição de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), ocorre uma acidose respiratória. A acidose acontece

 

PORQUE

 

  1. Com o aumento do CO2, há consequentemente um aumento da concentração de H2CO3 e de H+ no sangue, tornando-o ácido.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
  • As asserções I e II são proposições falsas
  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira

 RESPONDER QUESTÃO




💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I". A asserção I é verdadeira, pois a diminuição da oxigenação tecidual, como em uma condição de DPOC, pode levar a uma acidose respiratória. A asserção II também é verdadeira, pois com o aumento do CO2, há consequentemente um aumento da concentração de H2CO3 e de H+ no sangue, tornando-o ácido. Portanto, a II é uma justificativa correta da I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais