Buscar

O princípio da proporcionalidade tem ampla aplicação no Direito, sendo referência constante em diversos setores e ramos do Direito, isto decorre po...

O princípio da proporcionalidade tem ampla aplicação no Direito, sendo referência constante em diversos setores e ramos do Direito, isto decorre possivelmente da ampla possibilidade de sua aplicação. Sobre tal princípio, e com base nos conteúdos ministrados durante as aulas, assinale a alternativa CORRETA:


A No ordenamento jurídico brasileiro é um princípio aplicado de forma coesa, diante do equilíbrio entre todas as penas e condutas.
B Os crimes tributários, na legislação penal brasileira são bons exemplos de aplicação correta do princípio da proporcionalidade.
C O princípio busca somente combater o excesso na aplicação das penas, não sendo aplicado em casos de penas insignificantes.
D Na legislação penal brasileira verificam-se várias situações que violam o princípio da proporcionalidade, na perspectiva da proteção insuficiente.

Essa pergunta também está no material:

PROVA OBJETIVA PRINCIPIOS DO DIREITO PENAL E DO PROCESSO CRIMINAL
3 pág.

Direito Processual Penal I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Na legislação penal brasileira verificam-se várias situações que violam o princípio da proporcionalidade, na perspectiva da proteção insuficiente." O princípio da proporcionalidade é um dos princípios fundamentais do Direito, que busca garantir que as medidas adotadas pelo Estado sejam proporcionais e adequadas aos fins que se pretende alcançar. No entanto, na legislação penal brasileira, é possível identificar diversas situações em que esse princípio é violado, seja pela aplicação de penas excessivas ou pela falta de proteção adequada a determinados direitos fundamentais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais