Buscar

A partir do nosso material de estudos, pudemos compreender que uma união monetária, em muitos aspectos, assemelha-se a um regime de taxa de câmbio ...

A partir do nosso material de estudos, pudemos compreender que uma união monetária, em muitos aspectos, assemelha-se a um regime de taxa de câmbio fixa, segundo o qual os países retêm moedas nacionais distintas, mas concordam em ajustar a oferta relativa desses países para manter uma taxa de câmbio desejada. No que tange ao desenvolvimento das zonas monetárias regionais, analise as afirmativas a seguir.

 

I. Pode-se afirmar que os movimentos a favor da constituição de zonas monetárias regionais estão perdendo força.

II. Para que qualquer sistema monetário internacional seja viável, é necessário haver mecanismos para enfrentar as disparidades econômicas entre os países membros.

III. Na Europa, foi criado um Fundo Europeu de Estabilização Financeira em 2010 de forma a resolver os problemas e as fragilidades das economias menos desenvolvidas.

IV. Na China, em 2009, criou-se o fundo financeiro para apoio aos países da região asiática. Os principais financiadores desse fundo são o Japão, a China e a Coreia do Sul.