Buscar

N2 DESAFIOS CONTEMPORANEOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
A Idade Moderna é o período histórico em que as monarquias europeias constituíram-se e fortaleceram-se, expandindo seu poder para os cinco continentes do mundo. [...] O início da Idade Moderna aconteceu com a tomada da cidade de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos, em 1453, e encerrou-se com a queda da Bastilha e a Revolução Francesa, em 1789. Marcou também esse período o Renascimento Cultural, que revolucionou as artes e as ciências, através de figuras históricas, como Leonardo da Vinci e Michelangelo. A descoberta da América e as rotas comerciais com a África e a Ásia criaram as bases de acumulação de capital necessárias ao desenvolvimento do capitalismo no período histórico posterior. Entretanto, essas mudanças econômicas ocorreram à custa da vida de milhões de seres humanos, principalmente ameríndios e africanos escravizados. No aspecto religioso, o cristianismo católico deixou de deter o monopólio religioso na Europa com o advento da Reforma Protestante.Fonte: PINTO. T.S. - Idade Moderna. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/idade-moderna.htm>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
Tendo como base as informações do texto base e os conhecimentos adquiridos na disciplina Desafios Contemporâneos, os burgueses europeus do início da modernidade conseguiram acumular capital através do/a:
	X
	Mercado ultramarino.
	
	Mercado de embarcações.
	
	Herança familiar.
	
	Compra e venda de imóveis.
	
	Trabalho como artesãos.
Pergunta 2
“As Guerras Mundiais ganharam grande destaque por atingir direta e indiretamente todos os países do globo terrestre, tomando proporções jamais vistas na história da humanidade. Se por um lado a guerra devastou cidades e matou milhões de pessoas, por outro lado tivemos o desenvolvimento tecnológico e científico, que ocorrera naquele período, influenciando assim a todos mais tarde. Houve avanço científico tecnológico tanto para fins militares, como o aprimoramento e criação de armas, quanto para a população civil como o avanço na medicina e o desenvolvimento dos antibióticos, até aparelhos que usamos no nosso cotidiano diário.”
Fonte: Brasil Escola. As duas grandes guerras mundiais: o legado tecnológico. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia-geral/as-duas-grandes-guerras-mundiais-o-legado-tecnologico.htm Acesso em Jul/2019.
Tradicionalmente, lembramos das grandes guerras mundiais pelo seu terror. Pelo sofrimento das mortes causadas em campos de batalha, pelo extermínio em massa de grupos sociais e por regimes que buscavam a todo custo a expansão de seus territórios. Apesar disso, existe um lado de inovações tecnológicas, indique um avanço deste período que permanece até os dias atuais:
	X 
	Técnicas médicas.
	
	Criação dos smartphones.
	
	Surgimento das redes wifi.
	
	Uso de computadores portáteis.
	
	Fim de conflitos armados.
Pergunta 3
A sociedade de consumidores parece ser sustentada por uma lógica secreta, ao mesmo tempo em que audaz - ela só pode perpetuar-se enquanto promessa de satisfação através do consumo. A cultura é disseminada por uma contínua e ininterrupta insatisfação dos desejos. Daí, ela ser pautada pela necessidade de querer sempre mais, e pela crescente necessidade de desejos, para ele: “A sociedade de consumo prospera enquanto consegue tornar a não satisfação de seus membros (e assim, em seus próprios termos, a infelicidade deles)” (BAUMAN, 2008, p.64).
Fonte: GERBAS. V. A. Vida para consumo: a transformação de pessoas em mercadoria (Zygmunt Bauman). Sem Aspas, Araraquara, v. I, n. 1p.167-170, 1º semestre de 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/viewFile/6982/5008https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/viewFile/6982/5008
A partir das reflexões de Bauman, o consumismo é:
	
	Apenas uma forma de troca.
	
	Diabólico e condenado pela igreja.
	
	Característico da sociedade feudal.
	X
	Um tipo de arranjo social.
	
	Algo inato à natureza humana.
Pergunta 4
“Poucas vezes é possível testemunhar um acontecimento e ter certeza que a História com h maiúsculo, está sendo escrita diante dos seus próprios olhos. Este certamente é um desses momentos [...] há poucos dias uma pessoa que tentasse atravessar do outro lado do Muro, de Berlim Oriental para cá, poderia ser fuzilada pelos guardas de fronteira. Hoje isso aqui parece uma rua de pedestres, as pessoas estão comemorando em ritmo de batucada. O Muro de Berlim em si ainda está aqui, mas em espírito ele já desapareceu.”
Fonte: MEMORIA GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
A queda do muro de Berlim é um dos grandes acontecimentos da história das últimas décadas, isto se justifica:
	
	Devido a pacificação das relações entre Estados Unidos e União Soviética.
	
	Uma vez que a Alemanha se transformou na mais importante economia do planeta.
	
	Supressão definitiva de fronteiras entre os países que possuem o mesmo regime político.
	X
	Em razão da seguida dissolução da União Soviética e a ascensão do capitalismo como modelo econômico único.
	
	Pela expansão do socialismo em nações como Cuba e China.
Pergunta 5
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; I
I - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”
Fonte: BRASIL, Constituição Federal. 1988.
Apesar de designados constitucionalmente, a aplicação desses objetivos é bastante complexa, forçando a criação de políticas de auxílio.  Entre essas políticas podemos citar:
	
	Plano Real.
	
	Proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas.
	
	Programa Pastoral da Criança.
	
	Bolsas de fomento à pesquisa.
	X
	Programa Fome Zero.
Pergunta 6
A sociologia, ciência que tenta explicar a vida social, nasceu de uma mudança radical da sociedade, resultando no surgimento do capitalismo. O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, um novo “objeto” de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.Fonte: REIS. L. Como surgiu a sociologia? Disponível em: <https://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/> Acesso em 08 Jul. 2019.
https://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/
https://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/
Como sabido a Sociologia é uma ciência que foi criada durante o processo da primeira revolução industrial, tendo como propósito compreender as nuances da sociedade capitalista. A respeito da Sociologia, marque a alternativa que corresponde aos autores clássicos dessa ciência.
	
	Karl Marx, Max Weber e Friedrich Hegel.
	
	Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich Hegel.
	
	René Descartes, Friedrich Hegel, Friedrich Nietzsche.
	X
	Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
	
	Friedrich Nietzsche, René Descartes, Karl Marx.
Pergunta 7
“Se fosse preciso eleger o “pai” da ciência moderna, teria de ser Galileu Galilei (1564-1642) [...] Para começo de conversa, o gênio italiano foi o primeiro a identificar crateras e montanhas na Lua, descobriu as quatro maiores luas de Júpiter e constatou que a Via Láctea é composta de inúmeras estrelas, invisíveis a olho nu. De quebra, verificou que Vênus possuía fases, como as lunares.”Fonte: SUPER ABRIL. Galileu Galilei, o pai da ciência moderna. Disponível em:<https://super.abril. com.br/historia/galileu-galilei/ > Acesso em jul 2019.
É amplamente reconhecida a importância de Galileu Galilei para a física e para a ciência no geral, não diferente de outros cientistas ele trilhou caminhos metodológicos para suas descobertas, que foi o método
	
	Materialista histórico e dialético.
	
	Funcionalista.
	
	Interacionista.
	X
	Indutivo-empírico.
	
	Compreensivo.
Pergunta 8
[...] O conceito de Segurança Alimentar veio à luz a partir da 2ª Grande Guerra com mais de metade da Europa devastada e sem condições de produzir o seu próprio alimento. Esse conceito leva em conta três aspectos principais: quantidade, qualidade e regularidade no acesso aos alimentos.Fonte: BELIK, Walter. Perspectivas para segurança alimentar e nutricional do Brasil, 2003. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v12n1/04.pdfhttp://www.scielo.br/pdf/sausoc/v12n1/04.pdf
 
Assim sendo, trata-se de uma condição essencial para atingir a segurança alimentar
	
	Uso irrestrito de agrotóxicos no combate a pragas.
	
	Monocultura de produção.
	
	Produção em grandes latifúndios.
	X
	Alimentação sadia e nutritiva para todos indivíduos.
	
	Uso exclusivo de alimentos transgênicos.
Pergunta 9
O aumento populacional nas cidades, aliado a uma sociedade extremamente consumista, faz gerar vários problemas ambientais. O lixo urbano é um desses problemas, ele pode ser de origem domiciliar (sobras de alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão), origem industrial (apresenta constituição variada, entre gasosa, líquida ou sólida), o hospitalar (seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas, etc.) e o lixo deste século: o tecnológico (pilhas e aparelhos eletrônicos em geral). A destinação final do lixo nem sempre ocorre de forma correta, o lixo hospitalar, por exemplo, deve ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave (esterilização por meio de vapores) e ser isolado da população, porém, parte desse lixo é depositada em lixões a céu aberto, o que pode causar a proliferação de doenças.
Fonte: FRANCISCO. W. C. Lixo Urbano. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/lixo-urbano.htmhttps://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/lixo-urbano.htmAcesso em jul 2019.
Em relação a quantidade de lixo produzido diariamente, assinale a alternativa que caracteriza como um dos principais desafios das cidades.
	
	Aumento da coleta seletiva.
	
	Diminuir a coleta de resíduos, para fomentar a reciclagem.
	
	Diminuir a quantidade de empresas que produzem lixo.
	X
	O que fazer com a quantidade de resíduos produzidos diariamente.
	
	Fazer com que as pessoas solucionem o problema de descarte do seu próprio lixo.
Pergunta 10
“Ao terminar a II Guerra Mundial, depois da divisão da Alemanha, Berlim também ficou dividida em quatro setores de ocupação: soviético, americano, francês e inglês. As péssimas relações entre os comunistas e os aliados foram crescendo até chegar ao ponto de surgirem duas moedas, dois ideais políticos e, finalmente, duas Alemanhas. [...] A maltratada economia soviética e a florescente Berlim ocidental fizeram com que até 1961 quase 3 milhões de pessoas deixassem para trás a Alemanha Oriental para entrar no capitalismo. [...] foi criada a chamada “faixa da morte”, formada por um fosso, um alambrado, uma avenida pela qual circulavam constantemente veículos militares, sistemas de alarme, armas automáticas, torres de vigilância e patrulhas acompanhadas de cachorros as 24 horas do dia. Tentar escapar era similar a jogar roleta russa com a arma carregada. Ainda assim, foram muitos os que tentaram.”
Fonte: Tudo sobre Berlim, disponível em: https://www.tudosobreberlim.com/monumentos-atracoes-berlimhttps://www.tudosobreberlim.com/monumentos-atracoes-berlim
A divisão geopolítica entre capitalismo e socialismo após a Segunda Guerra Mundial, tinha como ponto central e marcante a cidade alemã de Berlim, isto se deve ao fato de:
	
	Pelo Portão de Brandemburgo, que havia sido construído na cidade como símbolo da vitória da paz sobre a guerra.
	X
	Pelo Muro de Berlim, que dividia a cidade em duas, a República Democrática da Alemanha e a República Federal da Alemanha evitando fugas de moradores.
	
	Pelo Palácio de Versalhes, que sediou o tratado que acabou com a Segunda Guerra Mundial.
	
	Pelo Monumento do Holocausto, em homenagem aos judeus mortos na guerra.
	
	Pelo Arco do Triunfo, construído em 1806 em homenagem as vitórias militares de Napoleão Bonaparte.

Outros materiais