Buscar

Leia o texto a seguir: Um dos casos mais conhecidos do emprego do Design Thinking na área da saúde é o caso da GE Healthcare. A GE Healthcare é uma...

Leia o texto a seguir:

Um dos casos mais conhecidos do emprego do Design Thinking na área da saúde é o caso da GE Healthcare. A GE Healthcare é uma das empresas mais inovadoras na área de diagnóstico por imagens no mundo.

A ressonância magnética foi uma das máquinas desenvolvidas pela GE. Ela seria perfeita se não fosse a forma como o exame precisa ser feito: a pessoa entra em um tubo escuro e barulhento e deve permanecer imóvel durante todo o procedimento. Se esta máquina pode ser, muitas vezes, desconfortável para um adulto, imagine para uma criança.

Foi nesse cenário que o Design Thinking entrou, buscando uma forma de amenizar o desconforto das crianças durante a realização do exame. Para isso, foram feitos estudos nos ambientes onde as crianças se sentiam à vontade e, a partir deles, foi proposta uma solução em que a máquina de ressonância era parte de um cenário que chamaram de “uma aventura na ilha pirata”. Com isso, a criança sentia o ambiente mais divertido e menos apavorante.

Segundo a avaliação feita após a solução proposta no Design Thinking, a melhoria na experiência dos exames realizados em crianças foi muito boa. Antes da solução, quase 80% dos exames realizados precisavam ser feitos com o uso de sedação e, após sua aplicação, essa taxa caiu drasticamente, em torno de 10%.

Considerando o texto e as reflexões sobre a aplicação do Design Thinking em projetos, avalie as afirmações abaixo.

I. Os designers construíram uma nova perspectiva do usuário, enxergaram o que já havia e assumiram a perspectiva centrada no produto.

II. A empatia pelos usuários é um dos grandes requisitos para a inovação bem-sucedida ou para o desenvolvimento de um produto ou serviço.

III. O resultado do projeto tornou a ressonância uma experiência de aventura para as crianças, ao invés de um desafio para elas.

IV. O dilema central para a equipe envolvida no projeto GE ao utilizar o Design Thinking foi reconciliar o mundo conceitual com o mundo real.

É correto o que se afirma em:

A) II, III e IV, apenas.

B) I, II e III, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I e II, apenas.

E) I, II e IV, apenas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) II e III, apenas. Justificativa: I. Os designers construíram uma nova perspectiva do usuário, enxergaram o que já havia e assumiram a perspectiva centrada no produto. - Esta afirmação não está correta, pois o Design Thinking busca entender as necessidades do usuário e criar soluções centradas nele, não no produto. II. A empatia pelos usuários é um dos grandes requisitos para a inovação bem-sucedida ou para o desenvolvimento de um produto ou serviço. - Esta afirmação está correta, pois a empatia é um dos pilares do Design Thinking, que busca entender as necessidades e desejos dos usuários. III. O resultado do projeto tornou a ressonância uma experiência de aventura para as crianças, ao invés de um desafio para elas. - Esta afirmação está correta, pois a solução proposta pelo Design Thinking buscou tornar o ambiente mais divertido e menos apavorante para as crianças. IV. O dilema central para a equipe envolvida no projeto GE ao utilizar o Design Thinking foi reconciliar o mundo conceitual com o mundo real. - Esta afirmação não está correta, pois o Design Thinking busca justamente criar soluções que sejam viáveis e aplicáveis no mundo real.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina