Buscar

Como podemos pensar o cenário da avaliação para o aluno no tempo presente nas escolas brasileiras? A avaliação ainda é vista como um elemento de ...

Como podemos pensar o cenário da avaliação para o aluno no tempo presente nas escolas brasileiras?


A avaliação ainda é vista como um elemento de tensão e que diferencia estudantes nas escolas brasileiras atribuindo a eles notas e estigmas por elas. A tensão notada pela professora decorre da reiteração de métodos de avaliação que não dialogam com a pluralidade e diversidade dos educandos.
O caso inspira preocupação e, como é um problema de uma turma, ela deve ser punida por ocupar a aula da professora com questões de ordem psicológica.
O caso inspira preocupação e, como é um problema de uma turma, o certo a se fazer é acalmar os estudantes e aplicar a prova em seguida.
A avaliação ainda é vista como um elemento de tensão e que diferencia estudantes nas escolas brasileiras atribuindo a eles notas e estigmas por elas. Desse modo, cabe a eles entenderem que a didática funciona assim e irem se adaptando.
O cenário que a professora observou é apenas uma pequena parcela de amostragem, ou seja, somente essa turma possui problemas com a avaliação, não sendo um caso passível de preocupação em termos didáticos.

Essa pergunta também está no material:

DIDÁTICA E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS [capítulos - 4,5,6]
3 pág.

Didática e Tecnologias Educacionais Faculdade ÚnicaFaculdade Única

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O cenário da avaliação para o aluno no tempo presente nas escolas brasileiras ainda é marcado por tensão e diferenciação entre os estudantes, atribuindo a eles notas e estigmas. É necessário repensar os métodos de avaliação para que eles dialoguem com a pluralidade e diversidade dos educandos, evitando assim a reiteração de práticas que não consideram as particularidades de cada aluno. A avaliação deve ser vista como uma ferramenta de aprendizagem e não apenas como um instrumento de classificação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais