Buscar

Quando um material sofre algum tipo de deformação, normalmente sua dureza aumenta em detrimento de sua ductilidade e tenacidade. A restrição ao mov...

Quando um material sofre algum tipo de deformação, normalmente sua dureza aumenta em detrimento de sua ductilidade e tenacidade. A restrição ao movimento das discordâncias provoca esse aumento de sua resistência mecânica. Por isso, a restrição do movimento de suas discordâncias é considero um princípio simples para aumentar a resistência mecânica.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mecanismo de endurecimento de metais, analise as afirmativas a seguir.

I. O refino de grão é um mecanismo de endurecimento que também promove aumento da tenacidade dos aços-carbono.

II. A reação martensítica é, dentre os diversos mecanismos de aumento de resistência, aquele que promove maior aumento de dureza nos aços-carbono.

III. O endurecimento por precipitação de carbonetos é o mecanismo de endurecimento predominante no aço de baixo teor de carbono quando esse é submetido à deformação plástica a frio.

IV. O encruamento é um mecanismo de endurecimento de metais realizado durante a solidificação da liga.

V. O refino de grão pode ser feito durante o tratamento térmico com o intuito de endurecer o material após sua deformação mecânica.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra I. O refino de grão é um mecanismo de endurecimento que também promove aumento da tenacidade dos aços-carbono. As afirmativas II, III, IV e V estão incorretas, pois: - A reação martensítica é um mecanismo de aumento de dureza, mas não é o que promove maior aumento de dureza nos aços-carbono. - O endurecimento por precipitação de carbonetos é um mecanismo de endurecimento predominante em aços de alto teor de carbono, não em aços de baixo teor de carbono. - O encruamento é um mecanismo de endurecimento de metais que ocorre durante a deformação plástica, não durante a solidificação da liga. - O refino de grão é feito antes da deformação mecânica, não após.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais