Buscar

Leia o texto abaixo: (...) as fontes primeiras do direito promanam do direito natural, da oficialização do direito natural, das concentrações de id...

Leia o texto abaixo:

(...) as fontes primeiras do direito promanam do direito natural, da oficialização do direito natural, das concentrações de ideias comuns, de adaptações das condutas a padrões fixos e constantes. Estas são as fontes materiais, que nasceram com o indivíduo humano. Quando surgiu a necessidade de escrever esses ditames comuns e naturais, ou no momento em que se tornou indispensável documentar a regra cuja obediência se impunha como questão de sobrevivência, iniciaram a ser impostas por quem representava o poder, ou pelo mais forte, pelo líder. Eram escritas e divulgadas, constituindo a lei, o decreto, o regulamento, a norma, o julgado, o enunciado. Trata-se, nesse setor, das fontes formais, assim definidas por Ricardo Luis Lorenzetti: “As fontes formais são as normas jurídicas gerais, mediante as quais se estabelecem obrigações, emanadas de autoridade competente, e nas que se pode incluir logicamente as normas de inferior hierarquia. Este princípio de autoridade que as sustenta brinda, aparentemente, as máximas seguranças”

(...)

Procura-se ver, aqui, as fontes não como elemento inspirador e último, que está na própria natureza da pessoa, e que constitui o direito natural, mas segundo uma ordem formal, já estruturada e colocada na criação intelectual.

Sob este enfoque, para efeitos de distinção e de melhor compreensão, há algumas divisões ou especificações.

Em primeiro lugar, embora não muito apropriada, está a classificação em imediatas ou diretas, e em mediatas ou indiretas – aquelas como as que por si sós resolvem a controvérsia, e as últimas consideradas de secundária importância, ou que ajudam na solução do litígio, tendendo, com o tempo, em transformar-se na lei, mediante o processo legislativo.

São fontes mediatas do direito:

  1. A jurisprudência, os princípios gerais de direito e os costumes
  2. A lei, a doutrina e a jurisprudência.
  3. A lei e os costumes.
  4. A analogia, os princípios gerais de direito e os costumes
  5. A doutrina, a jurisprudência, a analogia, os princípios gerais de direito e a equidade

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As fontes mediatas do direito são: 1. A jurisprudência, os princípios gerais de direito e os costumes; 2. A lei, a doutrina e a jurisprudência; 3. A lei e os costumes; 4. A analogia, os princípios gerais de direito e os costumes; 5. A doutrina, a jurisprudência, a analogia, os princípios gerais de direito e a equidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais