Buscar

..Em todas as partes do reino onde se produz a mais fina lã, e por isso mesmo a mais preciosa, os nobres, os ricos e mesmo os abades ... não satisf...

..Em todas as partes do reino onde se produz a mais fina lã, e por isso mesmo a mais preciosa, os nobres, os ricos e mesmo os abades ... não satisfeitos com suas rendas ... e por viverem no ócio e no luxo que de nada servem para o bem público... não deixam nenhuma lavoura; cercam toda terra para pastagens, derrubam casas e vilas, deixando tão só o templo para servir de redil às ovelhas (..) Os colonos são expulsos ... Desse modo, emigram alguns deles ... de seus conhecido e costumeiros lares, e não encontram quem os receba. Vendem por pouco toda a mobília venal... Quando, na errância, esse pouco valor é gasto, o que mais lhes resta senão roubar e talvez serem enforcados pela justiça, ou vagarem e mendigarem?” (Thomas More, Utopia, 1ª parte, 1516). 


Assinale a afirmativa incorreta:


A) 

Thomas More se revela como um humanista cristão no limiar de uma sociedade capitalista que começava a se desenvolver.


B) 

A sede de lucro, além de centralizar a riqueza na mão de poucos homens, produziu uma classe de cidadãos miseráveis e indigentes.


C) 

Thomas More critica em sua Utopia a destruição do antigo sistema de agricultura ocasionado pelo cercamento das terras, levado a cabo por ricos proprietários ou por homens desejosos de enriquecer.


D) 

As leis de cercamento de terras editadas na Inglaterra a partir do século XVII levaram à expulsão de camponeses de suas terras para que elas fossem transformadas em pastos e, assim, ampliar a criação de ovelhas realizada pela burguesia inglesa.


E) 

A preocupação da nobreza e da burguesia inglesas com o trabalhador rural contribuiu para que não houvesse, na Inglaterra, um movimento revolucionário como o ocorrido na França em 1789.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa incorreta é a letra E, pois a nobreza e a burguesia inglesas não se preocupavam com o trabalhador rural, pelo contrário, as leis de cercamento de terras editadas na Inglaterra a partir do século XVII levaram à expulsão de camponeses de suas terras para que elas fossem transformadas em pastos e, assim, ampliar a criação de ovelhas realizada pela burguesia inglesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais