Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
A partir da leitura do excerto da aula 1 da Rota de Aprendizagem da disciplina História, Política, Economia e Cultura na Sociedade Moderna, assinale a alterativa correta que apresente as principais diferenças na defesa do pensamento liberal entre fisiocratas franceses e liberais ingleses no século XVIII.


A Para os fisiocratas franceses, a mão invisível na economia seria capaz de regular as demandas, enquanto que os liberais ingleses acreditavam no enfraquecimento de setores agrícolas.
B Os fisiocratas ingleses defendiam a intervenção econômica do Estado, enquanto que os liberais franceses acreditavam na regulação do mercado através das demandas de produção e comércio.
C Os fisiocratas franceses defendiam uma agricultura forte, pois compreendiam que a terra era a única fonte de produção de riquezas.
D Tanto fisiocratas quanto liberais eram pessoas que encampavam a defesa da liberdade de livre comércio e o fim do mercantilismo, como forma de garantir a centralidade da terra e das atividades agrícolas.
E Os fisiocratas franceses defendiam a coerência do mundo econômico e liberais ingleses pautavam que o Estado deveria garantir vias de interesses privados às pessoas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada alternativa: A) Para os fisiocratas franceses, a mão invisível na economia seria capaz de regular as demandas, enquanto que os liberais ingleses acreditavam no enfraquecimento de setores agrícolas. Falso. Os fisiocratas acreditavam na mão invisível, mas valorizavam a agricultura, não no enfraquecimento dela. B) Os fisiocratas ingleses defendiam a intervenção econômica do Estado, enquanto que os liberais franceses acreditavam na regulação do mercado através das demandas de produção e comércio. Falso. Os fisiocratas eram franceses e defendiam a não intervenção do Estado na economia. C) Os fisiocratas franceses defendiam uma agricultura forte, pois compreendiam que a terra era a única fonte de produção de riquezas. Verdadeiro. Essa é uma afirmação correta sobre a visão dos fisiocratas. D) Tanto fisiocratas quanto liberais eram pessoas que encampavam a defesa da liberdade de livre comércio e o fim do mercantilismo, como forma de garantir a centralidade da terra e das atividades agrícolas. Falso. Embora ambos defendessem o livre comércio, os fisiocratas focavam na agricultura, enquanto os liberais tinham uma visão mais ampla que incluía outros setores. E) Os fisiocratas franceses defendiam a coerência do mundo econômico e liberais ingleses pautavam que o Estado deveria garantir vias de interesses privados às pessoas. Falso. Essa afirmação não reflete corretamente as ideias dos fisiocratas e liberais. Com base na análise, a alternativa correta que apresenta as principais diferenças na defesa do pensamento liberal entre fisiocratas franceses e liberais ingleses no século XVIII é: C) Os fisiocratas franceses defendiam uma agricultura forte, pois compreendiam que a terra era a única fonte de produção de riquezas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: "Os fisiocratas franceses defendiam uma agricultura forte, pois compreendiam que a terra era a única fonte de produção de riquezas." Os fisiocratas franceses acreditavam que a riqueza de uma nação estava diretamente ligada à sua capacidade de produzir alimentos e matérias-primas, e que a agricultura era a única fonte de produção de riquezas. Já os liberais ingleses defendiam a liberdade de comércio e a não intervenção do Estado na economia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Atente para a seguinte citação: “A cidade medieval nos lembra que a relação entre cidades e globalização não é nova. Se hoje a cidade global é o comando e o núcleo central do comércio internacional, então a cidade medieval também pode ser considerada uma cidade global”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALSAYYAD, Nezar; ROY, Ananya. Modernidade medieval: cidadania e urbanismo na era global. Novos Estudos, CEBRAP, São Paulo, n. 85, p. 105-128, 2009, p.107. Considerando a citação e o livro-base Percursos da História Moderna no que se refere ao desenvolvimento das cidades europeias e a expansão da alfabetização, leia as afirmativas a seguir: I – Entre os fatores que contribuíram para a expansão da leitura e da escrita está a expansão das cidades. II – O primeiro livro impresso com os tipos móveis de Gutenberg foram os volumes da Enciclopédia. III – A invenção da imprensa no século XV conjuntamente com outros fatores contribuiu para a expansão da leitura nos séculos XVI e XVIII. IV – A expansão do protestantismo atrelado à exigência da leitura da Bíblia contribuiu na difusão da alfabetização. Estão corretas apenas as afirmativas:

I – Entre os fatores que contribuíram para a expansão da leitura e da escrita está a expansão das cidades.
II – O primeiro livro impresso com os tipos móveis de Gutenberg foram os volumes da Enciclopédia.
III – A invenção da imprensa no século XV conjuntamente com outros fatores contribuiu para a expansão da leitura nos séculos XVI e XVIII.
IV – A expansão do protestantismo atrelado à exigência da leitura da Bíblia contribuiu na difusão da alfabetização.
A II e IV.
B II e III.
C I, III e IV.
D I e II.
E II, III e IV.

A partir do trecho acima, assinale a alternativa que melhor pontua o fator que incentivou as transformações sociais do século XVIII:


A) Propagação dos princípios da Contrarreforma.
B) Difusão da escrita, incluindo os novos princípios iluministas.
C) A falta de incentivo à alfabetização em parte da Europa.
D) A disseminação de um imaginário embasado na cultura medieval.
E) O pouco hábito da prática de leitura.

Mais conteúdos dessa disciplina