Buscar

Nos dias atuais, o continente europeu é marcado por profundas heterogeneidades. Mesmo um continente se comportando de maneira coesa e tendo mecanis...

Nos dias atuais, o continente europeu é marcado por profundas heterogeneidades. Mesmo um continente se comportando de maneira coesa e tendo mecanismos para isso, como é o caso da União Europeia, ainda assim é possível perceber traços dessa heterogeneidade, seja na cultura, seja política ou até mesmo na economia, por exemplo através do Brexit e a saída do Reino Unido da União Europeia. 

Marque abaixo, a alternativa que descreve corretamente o contexto da Europa do século XIX.




Apesar dos inúmeros traços culturais distintos e peculiares no continente europeu, o historiador pontua que não ocorreu a mesma coisa com o contexto político no momento da chegada do capitalismo. Tais fatos atuais, portanto, configuram uma quebra de paradigmas de comparação ao que era vivido no continente durante o século XIX.




Segundo Eric Hobsbawm, os traços heterogêneos são bastante perceptíveis no contexto político e econômico europeu. Quanto mais distantes fossem os países do centro da industrialização, menor seria o índice de industrialização naquele território. Ao fim e ao cabo, esse tipo de distinção geraria outros problemas na Europa, como a partilha da África e a formação de duas grandes guerras. 




Hobsbawm concorda que os contextos político e econômico da Europa eram heterogêneos. Porém, dada a grande necessidade do mundo burguês em tornar o processo industrial retilíneo por toda a Europa, rapidamente passou-se a utilizar as fábricas por todas regiões do continente, findando assim, as distinções entre os países europeus.




A herança distinta entre cada país não ocorreu devido ao processo de industrialização na Europa, mas possui raízes históricas anteriores. Desse modo, a industrialização europeia serviu para equalizar as forças políticas estabelecidas, de maneiras que nos dias atuais essas diferenças existem apenas em pontos específicos do continente europeu.




O historiador inglês Eric Hobsbawm elaborou um pensamento de que o contexto político europeu era marcado pela homogeneidade, ao contrário do contexto cultural, que era marcado pela heterogeneidade.


Respostas

User badge image

Vilson Malaquias

RESPOSTA CORRETA:

B) Segundo Eric Hobsbawm, os traços heterogêneos são bastante perceptíveis no contexto político e econômico europeu. Quanto mais distantes fossem os países do centro da industrialização, menor seria o índice de industrialização naquele território. Ao fim e ao cabo, esse tipo de distinção geraria outros problemas na Europa, como a partilha da África e a formação de duas grandes guerras. 

3
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que descreve o contexto da Europa do século XIX é: "A herança distinta entre cada país não ocorreu devido ao processo de industrialização na Europa, mas possui raízes históricas anteriores. Desse modo, a industrialização europeia serviu para equalizar as forças políticas estabelecidas, de maneiras que nos dias atuais essas diferenças existem apenas em pontos específicos do continente europeu."

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando