Buscar

Após a cirurgia de transplante cardíaco, algumas alterações cronotrópicas (alterações da resposta da frequência cardíaca) são encontradas nas difer...

Após a cirurgia de transplante cardíaco, algumas alterações cronotrópicas (alterações da resposta da frequência cardíaca) são encontradas nas diferentes situações. Por qual motivo a frequência cardíaca durante o exercício do paciente transplantado não aumenta nos primeiros minutos, seguida por um aumento gradual? a) A frequência cardíaca não aumenta nos primeiros minutos pela hiperatividade parassimpática, já o aumento sequente é devido à atividade simpática. b) O aumento da atividade do nó sinoatrial faz com que haja o não aumento inicial da frequência cardíaca, já o aumento da frequência cardíaca sequente é devido à redução da ativação do nó sinoatrial. c) Não há aumento da frequência cardíaca nos primeiros minutos do exercício físico pelo fato de não haver inervação simpática; o aumento no decorrer do tempo se dá pelas catecolaminas circulantes. d) A estimulação simpática inibe o aumento da frequência cardíaca inicial, já a hiperatividade parassimpática aumenta a frequência no decorrer do exercício físico, sem chegar à frequência cardíaca máxima de antes da cirurgia. e) Esse comportamento é esperado pela utilização de medicamentos imunossupressores, que modulam a frequência cardíaca no pós-operatório.

💡 2 Respostas

User badge image

Joana Gomes

C. Não há aumento da frequência cardíaca nos primeiros minutos do exercício físico pelo fato de não haver inervação simpática; o aumento no decorrer do tempo se dá pelas catecolaminas circulantes.

Não há hiperatividade parassimpática nos primeiros minutos, pois também há uma denervação parassimpática após a cirurgia. O mandatório da frequência cardíaca é o nó sinoatrial, mas não é esse o motivo de não aumentá-la no início do exercício físico. A estimulação simpática aumentaria a frequência cardíaca e a parassimpática diminuiria, porém houve denervação das duas. A terapia imunossupressora não tem papel importante sobre o controle da frequência cardíaca nesse momento. Há perda da inervação simpática e, por esse motivo, não há um aumento da frequência cardíaca nos primeiros minutos do exercício. Ao longo do tempo, apesar de a frequência cardíaca máxima não ser tão alta quanto antes do transplante, ela aumenta pelo nível de catecolaminas circulantes.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) A frequência cardíaca não aumenta nos primeiros minutos pela hiperatividade parassimpática, já o aumento sequente é devido à atividade simpática. Após a cirurgia de transplante cardíaco, o paciente pode apresentar uma hiperatividade parassimpática, que inibe o aumento da frequência cardíaca inicial durante o exercício físico. Com o tempo, a atividade simpática aumenta, o que leva a um aumento gradual da frequência cardíaca.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais