Buscar

A presença de lesão medular costuma resultam no comprometimento motor e/ou sensitivo, além do aparecimento de algumas complicações, que podem aumen...

A presença de lesão medular costuma resultam no comprometimento motor e/ou sensitivo, além do aparecimento de algumas complicações, que podem aumentar as limitações já existentes e interferir negativamente na independência e na qualidade de vida do paciente. Por isso, além do tratamento voltado ao comprometimento motor e sensitivo, o fisioterapeuta deve atuar de modo a prevenir essas complicações mediante a implementação de medidas terapêuticas e orientativas. Sobre a prevenção de complicações em pacientes com lesão medular, analise as seguintes afirmativas:

I - A ossificação heterotópica se caracteriza pela formação de osso maduro no tecido muscular que está acometido pela lesão medular, causando inúmeras limitações funcionais; em relação ao tratamento, preconiza-se a realização de mobilizações e alongamentos intensivos, de modo a prevenir o surgimento dessa complicação.

II - A espasticidade é uma complicação que pode surgir na fase de choque medular e é caracterizada por redução do tônus muscular. Entre as medidas terapêuticas para normalização do tônus nos casos de espasticidades, cita-se o uso de crioterapia, método Bobath, hidroterapia, posicionamentos adequados e órteses.

III - A dor de origem musculoesquelética, comum nos quadros de lesão medular, pode causar limitações funcionais, como na limitação da mecânica respiratória, por exemplo; nesses casos, o fisioterapeuta pode indicar o uso da eletroestimulação nervosa transcutânea para analgesia.

IV - As úlceras de decúbito são complicações que podem acontecer especialmente em áreas de proeminências ósseas; em relação à terapêutica, orientações para mudanças de decúbito regulares e uso de colchões ou almofadas que redistribuem o peso e evitam áreas de isquemia são exemplos de intervenções.

V - A disreflexia autonômica é uma complicação vascular que pode ser prevenida pelo fisioterapeuta e pelo paciente com medidas como: monitoramento da pressão arterial, retirada de roupas ou órteses apertadas e um bom controle da função vesical.

Em relação às principais complicações nas lesões medulares e a terapêutica adequada, assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I e IV estão corretas.

b) As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.

c) As afirmativas III e IV estão corretas.

d) As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

e) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.