Buscar

O positivismo científico deu origem à sociologia como primeira ciência social. Qual das características a seguir integra a premissa da “engenharia ...

O positivismo científico deu origem à sociologia como primeira ciência social.

Qual das características a seguir integra a premissa da “engenharia social” como derivação do positivismo e define a abordagem funcionalista como primeira fase da sociologia como ciência autônoma e independente das ciências naturais?

A. 

Organicidade.

B. 

Neutralidade.

C. 

Método de pesquisa.

D. 

Imparcialidade.

E. 

Cientificidade.


💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que integra a premissa da "engenharia social" como derivação do positivismo e define a abordagem funcionalista como primeira fase da sociologia como ciência autônoma e independente das ciências naturais é a alternativa E - Cientificidade.

0
Dislike1
User badge image

Evanderson Miranda Anjos

Resposta: A) Organicidade.

A organicidade é a característica de conexão e integração entre diferentes organismos, componentes ou engrenagens na análise das sociedades no contexto da física social — nesse sentido, considerava-se as sociedades como mecanismos, e por isso a atribuição da análise como “física social”. Essa percepção dá origem ao funcionalismo sociológico, cuja maior expressão é Émile Durkheim. Já a cientificidade é a concepção fundamental do positivismo: de que a verdade é alcançada somente pela ciência.

A neutralidade é uma das características do positivismo — pois entende que o pesquisador não deve interferir nos resultados — e é levada para todas as fases posteriores da sociologia. O método determinado de pesquisa é o que proporciona a neutralidade e o alcance à verdade; ele também é levado às outras fases no amadurecimento da sociologia. O positivismo é a favor da imparcialidade do pesquisador, que deve se posicionar acima do objeto de estudo, sem tomar parte dele.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais