Buscar

Nos anos 40, quando havia certo consenso de que a intervenção estatal por meio de uma política fiscal ativa poderia garantir o pleno emprego, o eco...

Nos anos 40, quando havia certo consenso de que a intervenção estatal por meio de uma política fiscal ativa poderia garantir o pleno emprego, o economista polonês Kalecki mostrou que a oposição a essas ideias vinha de "proeminentes e autointitulados 'especialistas econômicos' estreitamente ligados à banca e à indústria", de forma que se tratava de um posicionamento político e não fundamentado na teoria econômica.

 

NORONHA, José Carvalho; NORONHA, Gustavo Souto; COSTA, Ana Maria. A revolta contra os pobres: saúde é para poucos. S

 

Através dos estudos de Michal Kalecki, propôs-se uma relação distinta entre Estado, agentes privados e instituições internacionais, para a promoção do desenvolvimento econômico.

Considerando a obra deste autor e seus estudos relativos ao tema, avalie as afirmativas que se seguem:

 

I – A preocupação com o Desenvolvimento, em Kalecki, é puramente econômica, uma vez que a dinâmica social é regulada pelo mercado, conforme o modelo neoclássico; o estado deveria, portanto, abster-se de oferecer serviços sociais.

II – O crédito externo é, para Kalecki, uma solução de equilíbrio entre as necessidades de poupança interna para o financiamento ao investimento, e a necessidade de controle do aumento da inflação.

III – Dentro das possibilidades de ação mediante a contratação de créditos externos, Kalecki defende a liberalização das importações, especialmente de bens não-essenciais, de modo a gerar circulação monetária entre capitalistas, cujo crescimento beneficia os trabalhadores.

 

É correto o que se afirma em:

Escolha uma opção:

a.

II e III, apenas.

b.

III, apenas.

c.

II, apenas.

d.

I e II, apenas.

e.

I e III, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) II e III, apenas". I - A preocupação com o Desenvolvimento, em Kalecki, não é puramente econômica, uma vez que ele defende a intervenção do Estado na economia para garantir o pleno emprego e a distribuição de renda. II - O crédito externo é uma das soluções propostas por Kalecki para financiar o investimento e manter a inflação sob controle. III - Kalecki defende a liberalização das importações de bens não-essenciais para gerar circulação monetária entre capitalistas e beneficiar os trabalhadores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais