Buscar

O Brasil é produto da expansão mercantil europeia no século XVI. A grande aliança entre monarquias absolutistas e burguesias mercantis, em Portugal...

O Brasil é produto da expansão mercantil europeia no século XVI. A grande aliança entre monarquias absolutistas e burguesias mercantis, em Portugal e na Espanha, viabilizaram grandes empreendimentos em busca de riquezas em terras até então desconhecidas que pudessem gerar lucros comerciais para as metrópoles. O pau-brasil, árvore existente em quase todo o litoral brasileiro, acabou se tornando a primeira riqueza explorada pelos europeus no Brasil.

Tendo em vista as afirmações do parágrafo acima, assinale o item correto.

CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO

  • O pau-brasil se manteve como a principal atividade comercial da colônia até a descoberta de ouro em Minas Gerais.
  • Durante todo o século XVI, o Estado português transferiu toda a responsabilidade de desenvolvimento da colônia para a iniciativa privada.
  • O desenvolvimento do comércio entre a colônia e a metrópole não era prioritário para a Coroa Portuguesa.
  • Ao longo do século XVI, o desenvolvimento da colônia foi acelerado com parcerias entre Portugal e Espanha para promover o comércio conjunto.
  • A decisão de Portugal de acelerar a colonização e a ocupação do Brasil, no século XVI, se deveu a fatores de segurança e de interesse comercial.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A decisão de Portugal de acelerar a colonização e a ocupação do Brasil, no século XVI, se deveu a fatores de segurança e de interesse comercial."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais