Buscar

Em senso geral, tanto ética quanto moralidade dizem respeito ao comportamento do ser humano. Entretanto, enquanto a moral fala sobre os costumes as...

Em senso geral, tanto ética quanto moralidade dizem respeito ao comportamento do ser humano. Entretanto, enquanto a moral fala sobre os costumes associados com determinado grupo social em determinado período, a ética trata das decisões que podem ser tomadas em qualquer momento da vida, quando nos é dada a possibilidade de escolher.

Sobre teorias éticas, considere as afirmações a seguir:

 

I - Para Levinas nós só existimos porque existimos para o outro e o outro é alguém totalmente outro, ou seja, alguém que não repousa na nossa compreensão ou imaginação.

II – A ética da responsabilidade de Levinas nos apresenta para um princípio amplo de responsabilidade, no qual somos responsáveis não apenas por aquilo que fazemos, mas também por aquilo que deixamos, por omissão, de fazer.

III – Lévinas faz sua crítica à filosofia Ocidental, que coloca a ontologia como filosofia primeira, por se tratar do Ser. A ontologia para Lévinas é egocêntrica, no decorrer da história só se preocupa com o Eu, a ontologia trata o Eu como centro do Universo. Frente a essa concepção, Lévinas propõe uma nova filosofia a partir da ética como filosofia primeira, abordando o conceito de Alteridade como princípio da relação humana.

IV - Enquanto para Dussel o outro é uma figura qualquer que se põe ante ao sujeito e permite que ele seja entendido como um eu, na ética de Levinas esse outro é sempre um pobre latino-americano.

 

São consideradas verdadeiras apenas as afirmações:

Grupo de escolhas da pergunta



I e IV


I, II e III


I, III e IV


I e II


I e III


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmações verdadeiras são: I e II. A afirmação I é verdadeira, pois Levinas defende que a existência humana só é possível porque existimos para o outro, e que o outro é alguém totalmente outro, ou seja, alguém que não repousa na nossa compreensão ou imaginação. A afirmação II também é verdadeira, pois a ética da responsabilidade de Levinas nos apresenta um princípio amplo de responsabilidade, no qual somos responsáveis não apenas por aquilo que fazemos, mas também por aquilo que deixamos, por omissão, de fazer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais