Buscar

PADRÃO DE RESPOSTA – QUESTÃO 2 Enunciado O Partido Político Alfa, com representação no Congresso Nacional, ajuizou Ação Direta de Inconstitucio...

PADRÃO DE RESPOSTA – QUESTÃO 2

Enunciado

O Partido Político Alfa, com representação no Congresso Nacional, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade impugnando a Medida Provisória nº 123/2017, a qual, no seu entender, seria dissonante da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. No curso do processo objetivo, a referida Medida Provisória foi convertida na Lei Federal nº 211/2018.

À luz dessa narrativa, responda aos questionamentos a seguir.

A) Com a conversão da Medida Provisória nº 123/2017 na Lei Federal nº 211/2018, que medida deve ser adotada pelo autor para o prosseguimento do processo de controle concentrado de constitucionalidade? Justifique.

(Valor: 0,65)

B) Se a Medida Provisória nº 123/2017 tivesse, antes da conversão, sido integralmente revogada por lei superveniente, qual seria a consequência para o processo de controle concentrado de constitucionalidade? Justifique. (Valor: 0,60)

Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar as respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.


Essa pergunta também está no material:

fgv-2019-oab-exame-de-ordem-unificado-xxviii-segunda-fase-direito-constitucional-gabarito
6 pág.

Oab Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) Com a conversão da Medida Provisória nº 123/2017 na Lei Federal nº 211/2018, o autor deve aditar a petição inicial, a fim de adequá-la à nova lei. Isso porque, com a conversão da medida provisória em lei, a ação direta de inconstitucionalidade passa a ter como objeto a nova lei, e não mais a medida provisória. B) Se a Medida Provisória nº 123/2017 tivesse sido integralmente revogada por lei superveniente, o processo de controle concentrado de constitucionalidade seria extinto, sem resolução de mérito. Isso porque, com a revogação da medida provisória, o objeto da ação deixa de existir, tornando-se impossível a análise de sua constitucionalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais