Buscar

O Governador do Estado X ajuizou Representação Direta de Inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justiça, apontando a inconstitucionalidade da ...

O Governador do Estado X ajuizou Representação Direta de Inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justiça, apontando a inconstitucionalidade da Lei Estadual nº XX/2022. Os dispositivos da Lei afrontam dispositivos da Constituição do Estado, que se apresentam como normas de reprodução obrigatória. À luz do quadro apresentado, assinale a alternativa correta.

A Constituição Federal determina, em seu art. 125, § 2º, que compete ao Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição estadual.
A Constituição não previu, expressamente, os legitimados ao controle abstrato estadual, apenas proibiu que essa atribuição fosse dada a um único órgão.
O controle abstrato e concentrado realizado pelo Tribunal de Justiça só pode ter como parâmetro a Constituição Estadual ou, no caso do Distrito Federal, a Lei Orgânica do DF.
a) O controle abstrato de constitucionalidade estadual somente tem por objeto leis municipais, face à Constituição Estadual.
b) A Constituição Federal não previu, expressamente, os legitimados ao controle abstrato estadual. Porém, proibiu que essa atribuição fosse dada a um único órgão.
c) O controle abstrato e concentrado realizado pelo Tribunal de Justiça só pode ter como parâmetro a Lei Orgânica.
d) Em nenhuma hipótese é possível que o Tribunal de Justiça realize controle abstrato de constitucionalidade tendo como parâmetro a Constituição Federal.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÕES E COMENTÁRIOS - II Simulado para o Exame 37
94 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) A Constituição Federal não previu, expressamente, os legitimados ao controle abstrato estadual. Porém, proibiu que essa atribuição fosse dada a um único órgão. Isso significa que a Constituição Federal não especificou quem pode realizar o controle abstrato de constitucionalidade estadual, mas proibiu que essa atribuição fosse dada a um único órgão. Portanto, os Estados têm a competência para instituir a representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição estadual.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais