Buscar

Sobre a utilização do trabalho escravo, podemos afirmar que: "Folga, nego, branco não vem cá; Se vier, o diabo há de levar. Samba, nego, branco nã...

Sobre a utilização do trabalho escravo, podemos afirmar que:

"Folga, nego, branco não vem cá; Se vier, o diabo há de levar. Samba, nego, branco não vem cá; Se vier, pau há de levar." - Cantiga de Quilombo, dança folclórica alagoana
a Igreja católica condenava a imposição da escravidão aos africanos e estimulava as fugas, em protesto contra as práticas cruéis.
a escravização dos indígenas não foi satisfatória, pela oposição das ordens religiosas, apesar do apoio da legislação oficial à utilização desses indivíduos.
a submissão dos indígenas foi eficiente, pois eles não ofereciam resistência à dominação, já que eram familiarizados com o meio ambiente.
a habilidade dos africanos em atividades como a criação de animais e a agricultura era uma das vantagens oferecidas, apesar de os africanos serem menos resistentes às epidemias.
a utilização dos escravos africanos permitia aumentar o lucro gerado pelo tráfico intercontinental, apesar de os africanos resistirem à dominação, organizando-se em quilombos.

Essa pergunta também está no material:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SOCIEDADE
5 pág.

Engenharia de Software I Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "a utilização dos escravos africanos permitia aumentar o lucro gerado pelo tráfico intercontinental, apesar de os africanos resistirem à dominação, organizando-se em quilombos." As outras alternativas apresentadas não correspondem à realidade histórica. A Igreja Católica, por exemplo, não condenava a escravidão e, na verdade, chegou a apoiá-la em alguns momentos. Além disso, a escravização dos indígenas também foi amplamente utilizada no Brasil, apesar da resistência de algumas ordens religiosas. A ideia de que os indígenas eram submissos e familiarizados com o meio ambiente também é um estereótipo que não corresponde à realidade. Por fim, embora os africanos tenham sido trazidos para o Brasil por meio do tráfico negreiro, eles resistiram à dominação e organizaram-se em quilombos, o que mostra que não aceitavam passivamente a condição de escravizados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina