Buscar

No âmbito da estrutura clínica da psicose, vimos três quadros psicopatológicos associados a esse modo de funcionamento psíquico – paranoia, esquizo...

No âmbito da estrutura clínica da psicose, vimos três quadros psicopatológicos associados a esse modo de funcionamento psíquico – paranoia, esquizofrenia e melancolia - seus respectivos modos de funcionamento e sintomas característicos, de acordo com a vertente psicanalítica. A partir dos estudos sobre essa estrutura clínica, assinale a alternativa CORRETA:

A)   O recalque é um mecanismo de defesa que só pode ser encontrado na estrutura neurótica.


B)  Na paranoia, o sujeito tende a confiar excessivamente nas pessoas, especialmente as mais próximas.


C)  O sujeito que apresenta um quadro psicopatológico de paranoia apresenta ideias de estar sendo perseguido, mas não assume essa posição de perseguidor. 


D)  São características da paranoia a certeza delirante e a projeção. Acredita em um outro que o vigia, julga e persegue. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) São características da paranoia a certeza delirante e a projeção. Acredita em um outro que o vigia, julga e persegue. Na paranoia, o sujeito apresenta ideias delirantes de perseguição, conspiração ou controle por parte de outras pessoas ou entidades. Além disso, ele projeta seus próprios pensamentos e sentimentos nos outros, acreditando que eles são os responsáveis por seus próprios pensamentos e sentimentos. Essas características são conhecidas como certeza delirante e projeção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais