Buscar

Considerando o caso descrito, é primordial avaliar detalhadamente as situações relacionadas com a possibilidade de dor lombar. Por isso, imagine qu...

Considerando o caso descrito, é primordial avaliar detalhadamente as situações relacionadas com a possibilidade de dor lombar. Por isso, imagine que você é o fisioterapeuta responsável pela avaliação e responda as seguintes perguntas: a) O paciente tem manifestações que sugerem sintomas do tipo viscerogênicos? Justifique sua resposta. b) Quais perguntas você faria ao paciente na etapa de anamnese, de modo a investigar os sintomas relacionados à dor nas costas? Justifique sua resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para avaliar se o paciente tem manifestações que sugerem sintomas do tipo viscerogênicos, é necessário investigar se ele apresenta dor em outras regiões do corpo, além da lombar, como por exemplo, no abdômen ou na região torácica. Também é importante verificar se o paciente apresenta outros sintomas, como náuseas, vômitos, diarreia, constipação, febre, perda de peso, entre outros, que possam indicar uma possível origem visceral para a dor. b) Durante a anamnese, é importante investigar a história clínica do paciente, incluindo a presença de doenças prévias, cirurgias, traumas, uso de medicamentos, entre outros. Também é importante perguntar sobre a intensidade, duração e frequência da dor, além de fatores que possam desencadear ou piorar a dor, como movimentos específicos, posturas prolongadas, estresse, entre outros. É importante ainda investigar a presença de outros sintomas, como formigamento, dormência, fraqueza muscular, entre outros, que possam indicar a presença de lesões nervosas.

0
Dislike0
User badge image

Dayannanjinha@hotmail.com Amor10052005

a) O paciente apresenta sintomas compatíveis com sintomas viscerogênicos, como localização imprecisa da dor, e sintomas autonômicos, como sudorese. Além disso, relata alterações na função de micção.

b) As perguntas feitas na anamnese podem ser as seguintes:

• A sua dor é localizada na região lombar central? É pulsante ou latejante? Você consegue encontrar uma posição confortável?

Essas perguntas contemplam a investigação de um aneurisma da aorta abdominal (AAA).

• Você tem dor noturna que interrompe o sono? Ela alivia com o repouso?

Essas perguntas sugerem a existência de algum processo evolutivo, como um câncer, por exemplo, em que o paciente pode apresentar dores noturnas. O quadro não alivia com o repouso, além de sintomas sistêmicos estarem associados: sudorese, febre, fadiga extrema, entre outras condições.

• Você tem sintomas intestinais como diarreia ou constipação? Há cólicas?

Essas perguntas ajudam a sinalizar um comprometimento intestinal, seja por doenças inflamatórias ou por outras etiologias.

• Você tem dores que pioram ou aliviam com os movimentos ou trocas de posturas?

Sintomas de uma condição musculoesquelética são provocados por determinadas posturas, movimentos ou atividades e aliviados por outros.

• Há presença de febre?

Nesse caso, pode-se suspeitar de um quadro infeccioso.

• Você tem outros sintomas urinários, incontinência ou dor?

Essas perguntas ajudam a identificar quadros de disfunções no sistema urinário e/ou renal.

Na presença de sintomas relacionados à dor lombar que não sejam musculoesqueléticos, o profissional deve ficar atento e, se necessário, encaminhar o paciente para avaliação médica, considerando que muitas patologias podem evoluir com queixa de dores viscerais.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais