Buscar

6- Caio emite uma nota promissória, com o cumprimento de todos os requisitos deste título de crédito, para pagamento de uma dívida sua com Marcelo,...

6- Caio emite uma nota promissória, com o cumprimento de todos os requisitos deste título de crédito, para pagamento de uma dívida sua com Marcelo, no valor de R$10.000,00 (dez mil reais). O título possuía data de vencimento para 01 de janeiro de 2021. No entanto, passado tal data, Caio acabou não efetuando o pagamento do título, vindo Marcelo a promover ação de execução de título extrajudicial. Ao ser citado, Caio procura a Defensoria Pública para orientação e exercício de sua defesa. No caso narrado é correto afirmar que:


A) Poderá Caio oferecer embargos à execução no prazo de 15 dias, desde que realizada a penhora de bens ou preste caução.
B) Caio ao ser citado tem o prazo legal de 15 dias para pagar a dívida, contados da citação.
C) A penhora, em caso de não pagamento, recairá sobre os bens indicados pelo executado e, apenas em não o fazendo, é transferida tal possibilidade ao exequente Marcelo.
D) Poderá Caio, no prazo de embargos, reconhecendo o crédito do exequente, depositar 30% do valor da execução e requerer o pagamento do saldo restante em até 6 parcelas mensais, acrescida de correção monetária e juros de um por cento ao mês.
E) Os bens móveis e utilidades domésticas que guarnecem a residência de Caio, mesmo de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns, são impenhoráveis.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES EMBARGOS À EXECUÇÃO E IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO
11 pág.

Direito Processual Civil III Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Poderá Caio oferecer embargos à execução no prazo de 15 dias, desde que realizada a penhora de bens ou preste caução. Os embargos à execução são uma medida processual que permite ao executado (Caio) apresentar defesa e questionar a validade da execução. Para oferecer os embargos, é necessário que o executado preste caução ou que haja a penhora de bens. O prazo para oferecer os embargos é de 15 dias, contados a partir da realização da penhora ou da prestação da caução. As demais alternativas estão incorretas: B) O prazo para pagamento da dívida é de 3 dias, contados a partir da citação, e não de 15 dias. C) A penhora recai sobre os bens do executado, e não do exequente. D) O depósito de 30% do valor da execução e o parcelamento em até 6 vezes é uma possibilidade prevista para o caso de penhora de dinheiro, e não de bens. E) Os bens móveis e utilidades domésticas que guarnecem a residência de Caio são impenhoráveis, mas apenas se forem considerados necessários à manutenção da residência e da família.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais