Buscar

4. Na ordem jurídica brasileira existem vários dispositivos que incidem no caso de não apresentação de contas pelo gestor público. Dentre as prescr...

4. Na ordem jurídica brasileira existem vários dispositivos que incidem no caso de não apresentação de contas pelo gestor público. Dentre as prescrições a seguir, em hipótese de inadimplência de prefeitos, marque a opção INCORRETA.

É ato de improbidade administrativa, ficando o responsável sujeito às seguintes cominações: ressarcimento integral do dano, se houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos.
Não existe previsão de intervenção do Estado no município.
É crime comum, sujeito ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara de Vereadores, estando o inadimplente passível de pena de detenção de três meses a três anos, além da perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos.
É fato gerador de inelegibilidade.
a. É ato de improbidade administrativa, ficando o responsável sujeito às seguintes cominações: ressarcimento integral do dano, se houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos.
b. Não existe previsão de intervenção do Estado no município.
c. É crime comum, sujeito ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara de Vereadores, estando o inadimplente passível de pena de detenção de três meses a três anos, além da perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos.
d. É fato gerador de inelegibilidade.

Essa pergunta também está no material:

Módulo 8 - Apresentação de Contas como um Dever Avaliação
4 pág.

Educação e Cidadania Universidade Cruzeiro do SulUniversidade Cruzeiro do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "b", pois existe previsão de intervenção do Estado no município em caso de não apresentação de contas pelo gestor público. A intervenção pode ocorrer quando há grave comprometimento da ordem pública ou da situação financeira do município.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais