Buscar

A linguagem da filosofia e sua conceptualidade pertencem por toda parte à conexão vital da língua respectivamente falada. Assim, essa língua toma p...

A linguagem da filosofia e sua conceptualidade pertencem por toda parte à conexão vital da língua respectivamente falada. Assim, essa língua toma parte no papel que a linguagem em geral desempenha enquanto acesso ao mundo. A linguagem enquanto linguagem é velada porque ela sempre tem em vista algo a cada vez. A linguagem só é verdade onde há diálogo, ou seja, na convivência, e é de fato misterioso como é que ela está em obra aí. A convivência é a nossa situação vital e entrar em acordo na convivência é a tarefa que é colocada para cada um de nós. Não buscamos o diálogo apenas para compreender melhor os outros. Ao contrário, nós mesmos é que somos muito mais ameaçados pelo enrijecimento de nossos conceitos ao querermos dizer alguma coisa e ao buscarmos o acolhimento do outro.


 


O problema não está em não compreendermos o outro, mas em não nos compreendermos. Precisamos quando buscamos compreender o outro, fazemos a experiência hermenêutica de que precisamos romper uma resistência em nós, se quisermos ouvir o outro enquanto o outro. Essa é, então, realmente uma radical determinação fundamental de toda existência humana e ela domina até mesmo a nossa assim chamada autocompreensão.


 


GADAMER, H. Hermenêutica em retrospectiva: Heidegger em retrospectiva. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 


 


Sobre o papel do sujeito frente à linguagem, considerando o texto apresentado, julgue os itens a seguir.


 


I. Para Gadamer, o acesso ao mundo por meio da linguagem se mostra impossibilitado; isto é, na relação de alteridade, o mundo nos é inalcançável em sua compreensão total, restando, assim, o que interpretamos dele.


 


II. Gadamer desloca a primazia da verdade como resultado da relação sujeito-objeto e privilegia a própria relação, ou seja, o que importa é o movimento de compreensão que o sujeito direciona ao mundo e ao outro.


 


III. Segundo Gadamer, pensar a linguagem é pensar um meio de afetação na alteridade, pois, quando falamos buscando além de nos comunicar, buscamos afetar o outro, seja esse outro o mundo ou outras pessoas.


 


É correto o que se afirma em


A) 

I e III, apenas.


B) 

II e III, apenas.


C) 

I, II e III.


D) 

II, apenas.


E) 

I, apenas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais