Buscar

“O racismo científico brasileiro espelha precisamente o paradoxo que vivia o país, premido, por um lado, pela condição de objeto do discurso etnoló...

“O racismo científico brasileiro espelha precisamente o paradoxo que vivia o país, premido, por um lado, pela condição de objeto do discurso etnológico europeu e, por outro, pelo desejo de produção de um discurso nacional, como sociedade histórica” (SANTOS & SILVA, 2018, p.258). Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:

Escolha uma opção:

A.

Mesmo após a abolição da escravatura em 1888, as ideias do racismo científico continuaram a perpetuar o preconceito racial no Brasil. Contudo, após a década de 1930, esse conceito foi abolido e deixou de ter impacto nas relações sociais e culturais no que tange à igualdade de direitos e oportunidades para a população negra.

B.

Esse conjunto de ideias pseudocientíficas que sustentava o racismo científico buscava justificar a suposta superioridade de certos grupos raciais sobre outros, promovendo a discriminação e a marginalização de pessoas não consideradas brancas.

C.

A discriminação racial persistente é um legado também da narrativa disseminada pelo racismo científico e ainda afeta a sociedade brasileira nos dias de hoje, influenciando a distribuição de recursos, as políticas públicas e as relações interpessoais.

D.

O racismo científico levou a uma estrutura de poder racialmente desigual, na qual os negros enfrentavam discriminação sistemática em todas as esferas da sociedade, incluindo acesso limitado à educação, emprego, moradia e oportunidades políticas.

E.

O racismo científico também influenciou a construção da identidade nacional brasileira, contribuindo para a promoção de um ideal de branqueamento da população. Essa mentalidade promoveu políticas de imigração para trazer imigrantes europeus e então "clarear" a população brasileira, enquanto marginalizavam e estigmatizavam as comunidades negras.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra A, pois as ideias do racismo científico continuaram a perpetuar o preconceito racial no Brasil mesmo após a década de 1930, e ainda afetam a sociedade brasileira nos dias de hoje.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais