Buscar

A grande diversidade de religiosidades na sociedade brasileira cria situações e desafios de complexa compreensão e até mesmo problemas difíceis de ...

A grande diversidade de religiosidades na sociedade brasileira cria situações e desafios de complexa compreensão e até mesmo problemas difíceis de se contornar. Segundo a Agência Brasil, houve em 2018 um crescimento de parlamentares da chamada bancada evangélica. Naquele ano, o número era de 84 deputados dessa corrente, com um aumento de 9 em relação ao ano de 2014.

Lê-se na reportagem: “integram a bancada os parlamentares que se declaram evangélicos ou se alinham ao grupo na votação de temas ligados à religião e aos costumes, além dos que ocupam cargos nas estruturas das instituições religiosas, como bispos, pastores, missionários e sacerdotes, e dos cantores de música gospel” (Ibid.). 

 

O jornal em que você trabalha pede para citar alguns dos dados acima representados e destacar de que forma a presença das religiões nas políticas públicas é permitida, em vista da Constituição Brasileira.

 

 

Respostas

User badge image

Zé Luiz

O artigo 19, I, veda aos Estados, Municípios, à União e ao Distrito Federal o estabelecimento de cultos religiosos ou igrejas, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público. 

O artigo nº 5 da Constituição trata especialmente da liberdade religiosa e de crença:


“é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”


Além da proteção ao direito de exercício de cultos e crenças, a Constituição também reafirma seu compromisso com as liberdades religiosas e respeito às diferentes religiões ao garantir que:


ninguém será privado de direitos por suas crenças – por exemplo, uma pessoa não pode ser presa por expressar sua crença religiosa;

assistência religiosa será assegurada em entidades civis e militares de internação coletiva – demonstrando que o fato do Estado ser laico não significa que ele deva impedir manifestações religiosas em locais públicos, mas sim garantir a liberdade para que cada um aja de acordo com suas crenças;  

àqueles que, conforme sua crença, não possam realizar o serviço militar tradicional, seja permitido que realizem serviço alternativo – confirmando seu respeito pela fé individual de seus cidadãos;

o ensino religioso não-obrigatório será ofertado nas escolas públicas de Ensino Fundamental – possibilitando assim o conhecimento religioso às crianças, mas sem obrigá-lo, o que constituiria em violação à liberdade religiosa.



O Brasil é um Estado laico, não ateu – ou seja, não proíbe práticas religiosas em seu território. Assim, todas as religiões devem ser respeitadas e seu exercício permitido. Os governantes, desse modo, têm o direito de praticar suas crenças individuais na esfera privada. Como representantes do povo, é mesmo saudável para uma democracia que haja políticos de todas as religiões em todos os níveis de governo, de acordo com o princípio pluralista.

0
Dislike0
User badge image

Zé Luiz

Padrão de resposta esperado

Segundo o artigo 5º da Constituição (1988), “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Isso não se aplica apenas quando se fala de gênero, idade legal (a partir dos 18 anos) e etnia. Esse princípio inclui a livre manifestação de pensamento e a liberdade de consciência e crença, defendendo o exercício de cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e liturgia.

Dessa forma, o Brasil institui que essa defesa se dê a toda e qualquer forma religiosa. Sendo assim, o país não possui uma religião específica e única de maneira confessional, portanto, é laico. Dessa forma, a defesa de princípios religiosos cristãos na política é constitucional e legítima. Porém, não poderá se sobressair ao direito de outrem ou superar as demais religiosidades.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina