Buscar

Nos anos 1930, a produção brasileira estava completamente voltada para o mercado externo, ou seja, destinada a` exportação. O café´, principal prod...

Nos anos 1930, a produção brasileira estava completamente voltada para o mercado externo, ou seja, destinada a` exportação. O café´, principal produto da economia na época, era responsável pela maior parcela da renda em circulação, chegando a corresponder a aproximadamente 40% dos valores exportados. O Brasil respondia isoladamente por mais de 30% da produção mundial de café. Por ser uma economia com base na produção agrícola, praticamente todos os bens de consumo in- destribalizados e os insumos para a indústria eram importados.



MARIANO, Jefferson. Introdução à Economia Brasileira. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

Com relação ao contexto econômico do Brasil no referido período, assinale a alternativa correta.

AA crise cafeeira de 1929 foi determinante para o início da industrialização brasileira.BO aumento da produção de café durante o início do século XX atrasou o processo de industrialização brasileira.CAs políticas adotadas pelo governo neste período atrasaram o processo de industrialização brasileira.DO excedente da produção de café fez com que a capacidade do país em produzir divisas para importar máquinas fosse afetada.EAs medidas adotadas com a estocagem de café desagradaram os países exportadores fazendo com que reduzissem as importações de produtos industrializados para o Brasil.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "O excedente da produção de café fez com que a capacidade do país em produzir divisas para importar máquinas fosse afetada". O Brasil dependia quase que exclusivamente da exportação de café para gerar divisas e, com o excesso de produção, houve uma queda nos preços internacionais, afetando a capacidade do país em importar máquinas e insumos para a industrialização. Isso acabou atrasando o processo de industrialização brasileira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais