Buscar

ultural da população afeita ao seu uso: “o que vêm da terra não faz mal”. No entanto, o potencial tóxico, as características específicas do usuário...

ultural da população afeita ao seu uso: “o que vêm da terra não faz mal”. No entanto, o potencial tóxico, as características específicas do usuário, a possibilidade de contaminação e a falta de regulamentação constituem fatores de risco para a ocorrência reações adversas, intoxicações e outras complicações decorrentes de seu uso. Foram realizadas entrevistas com 20 raizeiros (vendedores de ervas) na cidade de Diadema e as espécies mais citadas como tóxicas foram Luffa operculata – buchinha, rica em saponinas, Senna alexandrina – sene e Paullinia cupana – guaraná. Dentre os sinais e sintomas relatados, os mais frequentes foram relacionados ao sistema nervoso central (SNC), problemas gastrintestinais e cardiovasculares.


I. O sene, por pertencer à classe das saponinas, estimula liberação de histamina, aumentando movimentos peristálticos e inibe bomba Na+/K+ ATPase impedindo reabsorção de água, produzindo atividade laxativa.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa I está correta. O sene, por pertencer à classe das saponinas, estimula a liberação de histamina, aumentando os movimentos peristálticos e inibindo a bomba Na+/K+ ATPase, impedindo a reabsorção de água, produzindo atividade laxativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais