Buscar

Vimos que em matéria de Direito Penal, a única fonte formal imediata que temos no Direito brasileiro é a lei, pois somente a lei ordinária é que po...

Vimos que em matéria de Direito Penal, a única fonte formal imediata que temos no Direito brasileiro é a lei, pois somente a lei ordinária é que pode criar crimes e cominar penas. Entretanto, há leis penais que exercem outras funções dentro do Direito Penal, como as leis penais classificadas como permissivas, que autorizam a prática de determinadas condutas tidas como criminosas, como agir em legítima defesa ou estado de necessidade. Sobre a classificação da lei penal, assinale a alternativa correta.

  1. Leis penais exculpantes: estabelecem a não culpabilidade do agente ou a inimputabilidade de determinadas condutas típicas e ilícitas.
  2. Leis penais de ampliação, extensão ou de aplicação: explicam ou esclarecem o conteúdo de outras leis.
  3. Leis penais complementares ou de aplicação: delimitam o âmbito de incidência de outra lei penal ou estabelecem os princípios e as orientações para sua aplicação.

A) As afirmativas I e III estão corretas.

B) Somente a afirmativa II está correta.

C) Somente a afirmativa I está correta.

D) Somente a afirmativa III está correta.

E) As afirmativas II e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Somente a afirmativa I está correta. As leis penais exculpantes estabelecem a não culpabilidade do agente ou a inimputabilidade de determinadas condutas típicas e ilícitas. As leis penais de ampliação, extensão ou de aplicação explicam ou esclarecem o conteúdo de outras leis. As leis penais complementares ou de aplicação delimitam o âmbito de incidência de outra lei penal ou estabelecem os princípios e as orientações para sua aplicação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais