Buscar

Comente sobre a Teoria das Janelas quebradas de onde se originou o Tolerância Zero. Em 1982, o cientista político James Q. Wilson e o psicólogo cr...

Comente sobre a Teoria das Janelas quebradas de onde se originou o Tolerância Zero.

Em 1982, o cientista político James Q. Wilson e o psicólogo criminologista George Kelling, ambos americanos, publicaram na revista Atlantic Monthly um estudo em que, pela primeira vez, se estabelecia uma relação de causalidade entre desordem e criminalidade.
Naquele estudo, cujo título era The Police and Neiborghood Safety ( A Polícia e a Segurança da Comunidade), os autores usaram a imagem de janelas quebradas para explicar como a desordem e a criminalidade poderiam, aos poucos, infiltrar-se numa comunidade, causando a sua decadência e a conseqüente queda da qualidade de vida.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Criminologia - Conceitos, Evolução, Lombroso, Frenologia, A Criminologia Radical e suas Tendências
10 pág.

Criminologia Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Teoria das Janelas Quebradas é uma teoria criminológica que foi desenvolvida pelos cientistas políticos James Q. Wilson e George Kelling em 1982. Essa teoria sugere que a desordem e a falta de manutenção em um ambiente urbano, como prédios abandonados, lixo nas ruas e janelas quebradas, podem levar a um aumento da criminalidade. Os autores argumentam que, quando as pessoas veem sinais de desordem e abandono em um bairro, elas tendem a assumir que ninguém se importa com aquele lugar e que a lei não é aplicada ali. Isso pode levar a um aumento da criminalidade, pois os criminosos se sentem mais à vontade para agir em um ambiente onde a lei não é respeitada. A partir dessa teoria, surgiu a política de Tolerância Zero, que foi implementada em Nova York na década de 1990. Essa política defende que a aplicação rigorosa da lei em relação a crimes menores, como vandalismo e mendicância, pode ajudar a prevenir crimes mais graves. No entanto, a política de Tolerância Zero é controversa e tem sido criticada por alguns por ser muito punitiva e por levar a um aumento da criminalização de minorias étnicas e sociais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais