Buscar

O século XVIII, o século das Luzes, concretiza o processo de laicização do mundo moderno baseado: Na crise do pensamento religioso - as ideias lib...

O século XVIII, o século das Luzes, concretiza o processo de laicização do mundo moderno baseado:

Na crise do pensamento religioso - as ideias liberais que pregam a liberdade política, econômica e de expressão contrariando assim o poder dos reis absolutistas.
Na crise da antiga forma de ensino - as grandes reformas na educação elementar sob o patrocínio dos chamados Déspotas Esclarecidos.
Na crise da economia - os governantes implantaram o capitalismo financeiro com o objetivo de desenvolver mais o mercantilismo
Na crise do Antigo Regime - a nova concepção de mundo sustentado pelo racionalismo e a leitura científica do Livro da Natureza.
Na crise de governabilidade - os Déspotas Esclarecidos governantes absolutistas que basearam as suas ações nos princípios escolásticos.
a) A afirmativa 1 está correta.
b) A afirmativa 2 está correta.
c) A afirmativa 3 está incorreta.
d) A afirmativa 4 está correta.
e) A afirmativa 5 está incorreta.

Essa pergunta também está no material:

Exercicios aula 8
3 pág.

História da Educação I OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) A afirmativa 4 está correta. O século XVIII, também conhecido como o século das Luzes, foi um período de grande transformação na Europa, marcado pela ascensão da burguesia e pela crise do Antigo Regime. Nesse contexto, a nova concepção de mundo sustentada pelo racionalismo e a leitura científica do Livro da Natureza foram fundamentais para a laicização do mundo moderno. A ciência e a razão passaram a ser valorizadas em detrimento da religião e da tradição, o que contribuiu para o enfraquecimento do poder dos reis absolutistas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais