Buscar

(Enade 2011) A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos d...

(Enade 2011) A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação. (BOURDIEU, J. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1964, p. 37, com adaptações). No fragmento acima, Bourdieu e Passeron:

utilizam conceito de aculturação como sinônimo do conceito de socialização.
sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe
ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade
apontam para fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados.
enfatizam a importância da instituição escolar, que, com seus exames e diplomas, contribui para a manutenção da cultura.
a) utilizam conceito de aculturação como sinônimo do conceito de socialização.
b) sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe
c) ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade
d) apontam para fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados.
e) enfatizam a importância da instituição escolar, que, com seus exames e diplomas, contribui para a manutenção da cultura.

Essa pergunta também está no material:

antropologia
1 pág.

Antropologia I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe". Bourdieu e Passeron argumentam que a cultura legítima é aquela pertencente às classes privilegiadas, e que a cultura escolar é uma forma de aculturação para os filhos de camponeses, operários, empregados ou pequenos comerciantes. Eles destacam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, mas que elas são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais