Buscar

Uma empresa de tecnologia está implementando o PMBOK para melhorar a gestão de seus projetos. Eles estão particularmente interessados em aprimorar ...

Uma empresa de tecnologia está implementando o PMBOK para melhorar a gestão de seus projetos. Eles estão particularmente interessados em aprimorar a estrutura organizacional para apoiar melhor os projetos. A liderança busca compreender melhor o impacto das estruturas organizacionais nos projetos. Qual é a principal influência da estrutura organizacional em projetos segundo o PMBOK?


Define os objetivos estratégicos do projeto.
Limita a comunicação entre as equipes.
Estabelece o cronograma do projeto.
Determina os recursos tecnológicos disponíveis.
Influencia a alocação de recursos.

Essa pergunta também está no material:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o PMBOK, a principal influência da estrutura organizacional em projetos é a influência na alocação de recursos. A estrutura organizacional pode afetar a forma como os recursos são alocados e gerenciados em um projeto, o que pode ter um grande impacto no sucesso do projeto. Por exemplo, uma estrutura organizacional mais hierárquica pode levar a uma alocação de recursos mais centralizada, enquanto uma estrutura mais plana pode permitir uma alocação de recursos mais descentralizada e flexível.

0
Dislike0
User badge image

Darciso Filho

O Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), publicado pelo Project Management Institute (PMI), aborda a influência da estrutura organizacional nos projetos. A estrutura organizacional é um dos fatores ambientais que podem afetar a forma como os projetos são conduzidos. Segundo o PMBOK, a estrutura organizacional pode ser classificada em três tipos principais: funcional, matricial e projetizada. Cada tipo tem implicações específicas para a forma como os projetos são planejados, executados e controlados. Aqui está uma breve explicação de cada tipo:

  1. Funcional:
  • Caracterizada pela organização dividida em unidades funcionais (por exemplo, departamentos como marketing, finanças, produção).
  • A autoridade do gerente de projeto é limitada, e os recursos do projeto são controlados pelos gerentes funcionais.
  • Pode haver falta de dedicação total dos membros da equipe do projeto, pois eles reportam funcionalmente aos seus gerentes de departamento.
  1. Matricial:
  • Existem diferentes formas de matrizes, como matricial fraca, matricial equilibrada e matricial forte.
  • Envolvem uma combinação de estrutura funcional e projetizada.
  • O gerente de projeto compartilha a autoridade com os gerentes funcionais.
  • Pode haver conflitos de prioridades entre o gerente de projeto e os gerentes funcionais.
  1. Projetizada:
  • A organização é estruturada de forma a dar suporte principalmente a projetos.
  • O gerente de projeto tem alta autoridade e controle sobre os recursos do projeto.
  • Os membros da equipe do projeto podem ser designados em tempo integral para o projeto.
  • Oferece maior flexibilidade e agilidade na execução de projetos.

A escolha da estrutura organizacional pode impactar significativamente a forma como o gerenciamento de projetos é realizado. O PMBOK destaca que a estrutura organizacional é um dos fatores que influenciam a abordagem de gerenciamento de projetos e destaca a importância de entender essa influência para tomar decisões eficazes durante o ciclo de vida do projeto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais