Buscar

Em seu artigo Memória, esquecimento, silêncio, Michael Pollak (1989) problematiza e põe em evidência diferentes conflitos em torno do manuseio e do...

Em seu artigo Memória, esquecimento, silêncio, Michael Pollak (1989) problematiza e põe em evidência diferentes conflitos em torno do manuseio e do entendimento acerca da noção de memória.

 

A partir da discussão promovida pelo autor, é correto afirmar que:

a) As "memórias impostas" são assim denominadas por não necessitarem de justificativa e de credibilidade diante dos dominados. Por essa razão, elas ainda podem ser tratadas como "memórias coletivas".

b) As "memórias subterrâneas", partes integrantes das culturas dominantes e majoritárias, foram privilegiadas pela história oral para a análise dos excluídos.

c) Nas últimas décadas, a predileção dos pesquisadores pelos conflitos em detrimento dos fatores de continuidade foi responsável pela ampliação dos estudos sobre memória, assinalando seu caráter heterogêneo.

d) A memória nacional, por seu caráter homogêneo e integrador, situa-se em um nível privilegiado que a coloca como isenta de disputas.

e) As "memórias oficiais" são elaboradas a partir de processos democráticos e constituídas em Estados também democráticos. Por meio delas está garantido o direito à diversidade.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir da discussão promovida por Michael Pollak em seu artigo "Memória, esquecimento, silêncio" (1989), é correto afirmar que: c) Nas últimas décadas, a predileção dos pesquisadores pelos conflitos em detrimento dos fatores de continuidade foi responsável pela ampliação dos estudos sobre memória, assinalando seu caráter heterogêneo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais