Buscar

Verifique o excerto a seguir: “É preciso considerar, também, as situações em que o esquecimento é abordado pelo que Ricoeur (2007) definiu de apag...

Verifique o excerto a seguir:


“É preciso considerar, também, as situações em que o esquecimento é abordado pelo que Ricoeur (2007) definiu de apagamento de rastros. Neste caso, como destaca Jeanne Gagnebin (2006), o rastro implica na lembrança de uma presença que não se apresenta mais [em qualquer instância da realidade social] e que pode, a qualquer momento, ser esquecida [...]”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YABE, Izabela de Gracia. Rota de Aprendizagem da Aula 3. História e Memória. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 6.

Seguindo o fragmento dado, e conforme o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema 3 - Esquecimentos e silêncios: outras dimensões da memória, de História e Memória, analise as seguintes afirmativas a respeito da postura do historiador para com a relação entre passado, presente e  esquecimento: 



I. Dentro das análises históricas, o historiador necessita estar atento aos esquecimentos para compreensão da realidade que estuda, algo que favorece a resistência dos grupos marginalizados frente à limitação da memória oficial.


II. Pode-se dizer que é função do historiador estar prevenido e suspeitar de quaisquer abordagens que se pretendam únicas e ausentes de contradição em relação a algum evento eleito como marco de memória.


III. As memórias tidas por violentas e/ou traumáticas precisam ser, ao máximo, negadas e ocultadas nos processos de recordação de um povo ou nação, uma vez que podem ser prejudiciais e causar gatilhos emocionais negativos em quem as ouve.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

ASomente IBI e IICSomente a IIDII e IIIESomente a III