Buscar

Às diferentes posições no espaço social correspondem estilos de vida, sistemas de desvios diferenciais que são a retradução simbólica de diferenças...

Às diferentes posições no espaço social correspondem estilos de vida, sistemas de desvios diferenciais que são a retradução simbólica de diferenças objetivamente inscritas nas condições de existência. As práticas e as propriedades constituem uma expressão sistemática das condições de existência (aquilo que chamamos estilo de vida) porque são o produto do mesmo operador prático, o habitus, sistema de disposições duráveis e transponíveis que exprime, sob a forma de preferências sistemáticas, as necessidades objetivas das quais ele é o produto.

 

À luz da teoria de Pierre Bourdieu acerca dos fundamentos sociais dos gostos de classe e estilos de vida, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I – Os gostos e os estilos de vida permitem que se representem, simbolicamente, diferenças de classes.

 

PORQUE

 

II – Os gostos e os estilos de vida são resultado direto do capital econômico dos agentes sociais.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 A-    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B-    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 C-     A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 D-  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A primeira asserção é verdadeira, pois os gostos e estilos de vida são formas simbólicas de representar as diferenças de classe social. A segunda asserção é verdadeira, mas não é uma justificativa correta da primeira, pois os gostos e estilos de vida não são resultado direto do capital econômico dos agentes sociais, mas sim do habitus, que é um sistema de disposições duráveis e transponíveis que exprime, sob a forma de preferências sistemáticas, as necessidades objetivas das quais ele é o produto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais