Buscar

Uma paciente realizou um preenchimento com ácido hialurônico e após algumas horas evoluiu com os seguintes sintomas: Edema, rubor e prurido local. ...

Uma paciente realizou um preenchimento com ácido hialurônico e após algumas horas evoluiu com os seguintes sintomas: Edema, rubor e prurido local. As manifestações continuaram até o uso de medicação. Nesses casos o evento pode ser explicado pela seguinte reação:



Primeiro contato com o ácido hialurônico, o qual foi considerado um antígeno ou alérgeno, recrutando macrófagos para o local, formando um granuloma de corpo estranho, caracterizando uma reação de hipersensibilidade tipo IV.


Segundo contato com o ácido hialurônico sintético, o qual se ligou aos anticorpos IgE presente na superfície de mastócitos, promovendo sua degranulação. A histamina liberada é a responsável pela sintomatologia da reação de hipersensibilidade tipo I.


O ácido hialurônico deve ter caído em circulação, formando complexo antígeno x anticorpo caracterizando uma reação de hipersensibilidade tipo III.


Não houve reação de hipersensibilidade, uma vez que esses sintomas são comuns após o preenchimento facial.


O processo é caracterizado uma hipersensibilidade tipo II onde o material aplicado se ligou em terminações nervosas impedindo a ação das células locais.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais