Buscar

7. Explique rapidamente o ciclo do Schistosoma mansoni No hospedeiro humano, os ovos contendo miracídios são eliminados com as fezes ou a urina na...

7. Explique rapidamente o ciclo do Schistosoma mansoni

No hospedeiro humano, os ovos contendo miracídios são eliminados com as fezes ou a urina na água.
Na água, os ovos eclodem e liberam os miracídios.
Os miracídios nadam e penetram em um caramujo (hospedeiro intermediário).
Dentro do caramujo, os miracídios progridem através de 2 gerações de esporocistos para se tornarem cercárias.
As cercárias nadadoras livres são liberadas do caramujo e penetram na pele do hospedeiro humano.
Durante a penetração, as cercárias perdem sua cauda bifurcada, tornando-se esquistossômulos. Os esquistossômulos são transportados através da vasculatura até o fígado. Lá, se transformam em vermes adultos.
O par (macho e fêmea) de vermes adultos migra (dependendo da espécie) para as veias intestinais no intestino ou no reto, ou para o plexo venoso do trato geniturinário, no qual vivem e botam ovos.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Dirigido III - PARASITOLOGIA
4 pág.

Parasitologia Humana Universidade Federal do Triângulo MineiroUniversidade Federal do Triângulo Mineiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O ciclo do Schistosoma mansoni começa quando os ovos contendo miracídios são eliminados com as fezes ou a urina na água. Na água, os ovos eclodem e liberam os miracídios, que nadam e penetram em um caramujo (hospedeiro intermediário). Dentro do caramujo, os miracídios progridem através de 2 gerações de esporocistos para se tornarem cercárias. As cercárias nadadoras livres são liberadas do caramujo e penetram na pele do hospedeiro humano. Durante a penetração, as cercárias perdem sua cauda bifurcada, tornando-se esquistossômulos. Os esquistossômulos são transportados através da vasculatura até o fígado. Lá, se transformam em vermes adultos. O par (macho e fêmea) de vermes adultos migra (dependendo da espécie) para as veias intestinais no intestino ou no reto, ou para o plexo venoso do trato geniturinário, no qual vivem e botam ovos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais