Buscar

Em um espetacular show de acrobacia, uma motocicleta abandona a extremidade da rampa com velocidade de 108 km/h, sobrevoa uma fileira de fuscas est...

Em um espetacular show de acrobacia, uma motocicleta abandona a extremidade da rampa com velocidade de 108 km/h, sobrevoa uma fileira de fuscas estacionados, descendo finalmente em uma outra rampa idêntica e à mesma altura em que abandonou a primeira. Considere desprezíveis ações resistivas do ar e do atrito. Dados: g = 10 m/s2 , inclinação do plano da rampa = 32º, sen 32º = 0,53, cos 32º = 0,85.
a) Determine quanto tempo aproximadamente a motocicleta permanece “voando” sobre os carros.
b) Se os fuscas foram estacionados lado a lado, ocupando uma vaga de 2,1 m de largura, determine quantos carros compunham a fileira entre as rampas.


Essa pergunta também está no material:

lançamento oblíquo - Física - Lista de Exercícios - Prof. Panosso
3 pág.

Física - Ensino Médio USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para determinar o tempo que a motocicleta permanece "voando" sobre os carros, podemos utilizar a equação de Torricelli para o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), que relaciona a velocidade final (Vf), a velocidade inicial (Vi), a aceleração (a) e o deslocamento (d): Vf² = Vi² + 2ad Como a motocicleta abandona a rampa com velocidade horizontal, podemos considerar que sua velocidade inicial é zero. Além disso, o deslocamento vertical (d) pode ser determinado a partir da altura da rampa (h) e do ângulo de inclinação (θ): d = h/senθ Substituindo os valores, temos: Vf² = 0 + 2gh/senθ Vf² = 2 x 10 x 10,8/sen32º Vf ≈ 37,5 m/s O tempo que a motocicleta permanece "voando" sobre os carros pode ser determinado a partir da altura da rampa (h) e da velocidade final (Vf): t = h/Vf x cosθ Substituindo os valores, temos: t ≈ 3,6 s Portanto, a motocicleta permanece "voando" sobre os carros por aproximadamente 3,6 segundos. b) Para determinar quantos carros compunham a fileira entre as rampas, podemos utilizar a equação horária do MRUV para determinar o deslocamento horizontal (d) da motocicleta durante o tempo que ela permanece "voando" sobre os carros: d = Vit + (at²)/2 Como a aceleração horizontal é nula, temos: d = Vit A velocidade horizontal (Vi) pode ser determinada a partir da velocidade inicial da motocicleta (108 km/h) e do ângulo de inclinação (θ): Vi = 108 km/h x cosθ Vi ≈ 91,8 km/h ≈ 25,5 m/s O deslocamento horizontal (d) pode ser determinado a partir da largura dos carros (2,1 m) e do número de carros (n): d = 2,1n Igualando as duas equações, temos: 2,1n = Vit n = Vit/2,1 Substituindo os valores, temos: n ≈ 48 carros Portanto, a fileira entre as rampas é composta por aproximadamente 48 carros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais