Buscar

2. (XI Exame de Ordem Unificado – FGV) Um cheque no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) foi sacado em 15 de agosto de 2012, na praça de Santana, ...

2. (XI Exame de Ordem Unificado – FGV) Um cheque no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) foi sacado em 15 de agosto de 2012, na praça de Santana, Estado do Amapá, para pagamento no mesmo local de emissão. Dez dias após o saque, o beneficiário endossou o título para Ferreira Gomes. Este, no mesmo dia, apresentou o cheque ao sacado para pagamento, mas houve devolução ao apresentante por insuficiência de fundos, mediante declaração do sacado no verso do cheque. Com base nas informações contidas no enunciado e nas disposições da Lei no 7.357/85 (Lei do Cheque), assinale a afirmativa incorreta.

a) ( ) O emitente do cheque, durante o prazo de apresentação, pode sustar o pagamento do título, desde que comunique o fato ao sacado por meio de carta registrada.
b) ( ) O endossante do cheque, caso não haja pagamento pelo sacado, responderá pelo pagamento do título, exceto se houver cláusula expressa em contrário.
c) ( ) O endossatário do cheque, caso não haja pagamento pelo sacado, poderá promover a execução do título contra o emitente e os endossantes, ressalvada a hipótese de falta de pagamento por insuficiência de fundos.
d) (X) O apresentante, diante da devolução do cheque, deverá levar o título a protesto por falta de pagamento, requisito essencial à propositura da ação executiva em face do endossante.

Essa pergunta também está no material:

Direito Tributário e Empresarial   Gabarito
14 pág.

Direito Tributario e Empresarial Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "d". O apresentante não é obrigado a levar o título a protesto por falta de pagamento, mas sim pode fazê-lo como requisito essencial à propositura da ação executiva em face do endossante.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais