Buscar

Assinale a alternativa correta sobre nulidades processuais: a) A nulidade absoluta pode ser reconhecida de ofício pelo juiz, a qualquer tempo e gra...

Assinale a alternativa correta sobre nulidades processuais:
a) A nulidade absoluta pode ser reconhecida de ofício pelo juiz, a qualquer tempo e grau de jurisdição, não podendo ser objeto de preclusão ou perempção.
b) Deve ser decretada a nulidade do processo em que se tenha constatado, afinal, a falta de outorga uxória, ainda que se possa decidir o mérito a favor do cônjuge ausente, visto que todas as nulidades processuais são insanáveis.
c) A nulidade relativa deve ser argüida pela parte interessada em sua decretação, na primeira oportunidade em que lhe couber falar nos autos, depois do ato defeituoso, sob pena de preclusão, isto é, de perda da faculdade processual de promover a anulação.
d) Anulado um ato processual, mesmo que se trate de um ato complexo, todos os atos subseqüentes a ele serão também anulados, ainda que sejam independentes entre si e que a nulidade se refira a apenas uma parte do ato.

Essa pergunta também está no material:

3 Direito Processual Civil para OAB Exame XL - 2024
90 pág.

Direito Civil e Direito Processual Civil Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A nulidade absoluta pode ser reconhecida de ofício pelo juiz, a qualquer tempo e grau de jurisdição, não podendo ser objeto de preclusão ou perempção." Isso significa que o juiz pode reconhecer a nulidade absoluta de um ato processual a qualquer momento, sem que haja prazo para isso, e que essa nulidade não pode ser objeto de preclusão ou perempção, ou seja, não pode ser considerada como algo que foi perdido ou extinto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais