Buscar

Sobre a questão retratada e de acordo com a legislação em vigor, assinale a afirmativa correta. Os irmãos Pedro e Júlio Cesar foram contratados co...

Sobre a questão retratada e de acordo com a legislação em vigor, assinale a afirmativa correta.

Os irmãos Pedro e Júlio Cesar foram contratados como empregados pela sociedade empresária Arco Doce S/A e lá permaneceram por dois anos.
Como foram aprovados em diferentes concursos públicos da administração direta, eles pediram demissão e, agora, com a possibilidade concedida pelo Governo, dirigiram-se à Caixa Econômica Federal (CEF) para sacar o FGTS.
Na agência da CEF foram informados que só havia o depósito de FGTS de 1 ano, motivo por que procuraram o contador da Arco Doce para uma explicação.
O contador informou que não havia o depósito porque, no último ano, Pedro afastara-se para prestar serviço militar obrigatório e Júlio Cesar afastara-se pelo INSS, recebendo auxílio-doença comum (código B-31).
Diante desses fatos, confirmados pelos ex empregados, o contador ponderou que não havia obrigação de a empresa depositar o FGTS durante 1 ano para ambos.
a) A sociedade empresária tem razão na justificativa de Júlio Cesar, mas está errada em relação a Pedro.
b) A sociedade empresária está errada em relação a ambos.
c) A sociedade empresária está correta em relação a ambos.
d) A sociedade empresária tem razão na justificativa de Pedro, mas está errada em relação a Júlio Cesar.

Essa pergunta também está no material:

4 Direito do Trabalho para OAB Exame XL - 2024
94 pág.

Direito Processual do Trabalho e Direito do Trabalho Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a legislação em vigor, a alternativa correta é a letra B) A sociedade empresária está errada em relação a ambos. Isso porque, de acordo com a Lei nº 8.036/90, a empresa é obrigada a depositar o FGTS em conta bancária vinculada em nome do empregado, correspondente a 8% da remuneração paga ou devida no mês anterior. O fato de Pedro ter se afastado para prestar serviço militar obrigatório e Júlio Cesar ter se afastado pelo INSS, recebendo auxílio-doença comum (código B-31), não isenta a empresa da obrigação de depositar o FGTS durante o período de afastamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais