Buscar

Escrever sobre a política nacional de resíduos sólidos A política nacional de resíduos sólidos foi instituída pela Lei nº 12.305/2010, com o objet...

Escrever sobre a política nacional de resíduos sólidos

A política nacional de resíduos sólidos foi instituída pela Lei nº 12.305/2010, com o objetivo de promover a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.
A política nacional de resíduos sólidos estabelece a responsabilidade compartilhada entre poder público, setor empresarial e sociedade para a gestão dos resíduos sólidos.
A política nacional de resíduos sólidos prevê a hierarquia na gestão dos resíduos, que prioriza a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento e a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos.

Essa pergunta também está no material:

SUGESTAO-E-PORTFOLIO-CURRICULARIZACAO-1 (1)
16 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi criada pela Lei nº 12.305/2010 com o objetivo de promover a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. A PNRS estabelece a responsabilidade compartilhada entre poder público, setor empresarial e sociedade para a gestão dos resíduos sólidos. A PNRS prevê a hierarquia na gestão dos resíduos, que prioriza a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento e a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos. A não geração é a primeira opção, seguida pela redução na fonte, ou seja, a diminuição da quantidade de resíduos gerados. A reutilização é a terceira opção, que consiste em utilizar novamente o produto ou embalagem sem que haja a necessidade de processos de transformação. A reciclagem é a quarta opção, que consiste em transformar os resíduos em novos produtos. O tratamento é a quinta opção, que consiste em processos que visam a redução do volume e da periculosidade dos resíduos. A disposição final ambientalmente adequada é a última opção, que consiste em destinar os resíduos para locais apropriados, como aterros sanitários. A PNRS também prevê a logística reversa, que é um instrumento de desenvolvimento econômico e social que consiste em um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos ou para outra destinação final ambientalmente adequada. A PNRS é uma importante ferramenta para a gestão ambiental e para a promoção da sustentabilidade no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais