Buscar

A formação do estado português foi um processo muito interessante para entendermos o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações. Com um estado ...

A formação do estado português foi um processo muito interessante para entendermos o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações. Com um estado unificado e fortalecido, Portugal reúne condições de se lançar ao mar. Sobre a formação do estado português e sua relação com as Grandes Navegações, analise as sentenças a seguir:

I- Com uma grande costa oceânica, teve propensão ao desenvolvimento das navegações marítimas.
II- Com o isolamento com relação aos povos islâmicos, teve grande dificuldade de desenvolvimento nas tecnologias de navegação.
III- Com a tomada de Ceuta em 1415, teve início a expansão marítima.
IV- Com o sucesso inicial, o domínio do comércio com o Oriente se tornou quase absoluto, com pouca concorrência de outros países europeus.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:


a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

5 pág.

História Moderna

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) As sentenças I e III estão corretas. Justificativa: A sentença I está correta, pois a localização geográfica de Portugal, com uma grande costa oceânica, favoreceu o desenvolvimento das navegações marítimas. A sentença III também está correta, pois a tomada de Ceuta em 1415 foi o marco inicial da expansão marítima portuguesa. Já as sentenças II e IV estão incorretas, pois Portugal não teve isolamento com relação aos povos islâmicos, pelo contrário, teve contato e influência desses povos, e o domínio do comércio com o Oriente não se tornou absoluto, havendo concorrência de outros países europeus.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais