Buscar

Cada um dos argumentos a seguir nos mostra a perspectiva daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras. Assinale a ú...

Cada um dos argumentos a seguir nos mostra a perspectiva daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras. Assinale a única alternativa que é discordante desta opinião.

O acesso à universidade deve basear-se em um único critério: o de mérito. Não sendo assim, a qualidade acadêmica pode ficar ameaçada por alunos despreparados. Nesse sentido, a principal luta é a de reivindicar propostas que incluam maiores investimentos na Educação Básica.
Na luta por ações afirmativas e pelo Estatuto da Igualdade Racial, defende-se muito mais do que o aumento de vagas para o trabalho e o ensino; defende-se um projeto político contra a opressão e a favor do respeito às diferenças.
O acesso à universidade deve basear-se em um único critério: o de mérito. Não sendo assim, a qualidade acadêmica pode ficar ameaçada por alunos despreparados. Nesse sentido, a principal luta é a de reivindicar propostas que incluam maiores investimentos na Educação Básica.
A cota não tira direitos, mas rediscute a distribuição dos bens escassos da nação até que a distribuição igualitária dos serviços públicos seja alcançada.
A utilização das expressões raça e racismo pelos que defendem o sistema de cotas está relacionada ao entendimento informal e nunca ao purismo biológico; trata-se de um conceito político aplicado ao processo social construído sobre diferenças humanas e, portanto, um construto em que grupos sociais se identificam e são identificados.
a. O acesso à universidade deve basear-se em um único critério: o de mérito. Não sendo assim, a qualidade acadêmica pode ficar ameaçada por alunos despreparados. Nesse sentido, a principal luta é a de reivindicar propostas que incluam maiores investimentos na Educação Básica.
b. A cota não tira direitos, mas rediscute a distribuição dos bens escassos da nação até que a distribuição igualitária dos serviços públicos seja alcançada.
c. A utilização das expressões raça e racismo pelos que defendem o sistema de cotas está relacionada ao entendimento informal e nunca ao purismo biológico; trata-se de um conceito político aplicado ao processo social construído sobre diferenças humanas e, portanto, um construto em que grupos sociais se identificam e são identificados.
d. Todas as alternativas estão de acordo com a perspectiva dos que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras.
e. Nenhuma das alternativas está de acordo com a perspectiva dos que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras.

Essa pergunta também está no material:

Relações Étnico-Raciais no Brasil QUESTIONÁRIO UNIDADE I UNIP
8 pág.

Relacões Étnico-raciais no Brasil Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que é discordante da opinião daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras é a letra "a". Isso porque, segundo essa perspectiva, o acesso à universidade deve ser baseado apenas no critério de mérito, o que pode ameaçar a qualidade acadêmica por permitir a entrada de alunos despreparados. Já os defensores das cotas acreditam que é necessário garantir o acesso de grupos historicamente excluídos, como negros e indígenas, para promover a igualdade de oportunidades e combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais