Buscar

Pergunta 8 Assinale a alternativa que apresenta a concepção inadequada acerca do papel do livro didático e suas contribuições para o ensino da Líng...

Pergunta 8
Assinale a alternativa que apresenta a concepção inadequada acerca do papel do livro didático e suas contribuições para o ensino da Língua Portuguesa, no contexto atual.


O professor deve cumprir um programa e cronograma de aulas sem a obrigação de estar preso à sequência dos sumários dos livros didáticos, selecionando as atividades propostas que mais se adequem ao seu planejamento e objetivos.
Mesmo considerando que o livro didático caracteriza-se pelo texto impositivo e diretivo acompanhado de exercícios prescritivos, existem e existirão formas diversas de uso nas quais a atuação do professor é fundamental.
Há inúmeras possibilidades de leitura, escrita e oralidade nas atividades propostas pelos livros didáticos. Dessa forma, a escolha e o modo de utilização dos livros didáticos cabem ao professor, considerando os interlocutores: os alunos.
O livro didático deve ser uma ferramenta de suporte ao trabalho do professor, trazendo diversas abordagens para o ensino de Língua Portuguesa, contemplando o viés sociolinguístico, psicolinguístico, pragmático, discursivo, enriquecendo o debate e as atividades referentes às noções de letramento e gêneros textuais.
O livro deve ser a referência para as aulas de Língua Portuguesa, contemplando a gramática-texto, trazendo a fusão entre literatura, gramática, poética e retórica.

Essa pergunta também está no material:

AV22 metodologia da linguagem portuguesa
8 pág.

Metodologia da Língua Portuguesa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que apresenta uma concepção inadequada acerca do papel do livro didático e suas contribuições para o ensino da Língua Portuguesa, no contexto atual, é: O livro deve ser a referência para as aulas de Língua Portuguesa, contemplando a gramática-texto, trazendo a fusão entre literatura, gramática, poética e retórica. Essa afirmação é inadequada, pois o livro didático não deve ser a única referência para as aulas de Língua Portuguesa, mas sim uma ferramenta de suporte ao trabalho do professor, que deve utilizar outras fontes e materiais para enriquecer o debate e as atividades referentes às noções de letramento e gêneros textuais. Além disso, a gramática-texto não deve ser vista como a única abordagem para o ensino da língua, mas sim como uma das possibilidades, que deve ser integrada a outras perspectivas, como a sociolinguística, a psicolinguística e a pragmática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais