Buscar

Em quais aspectos a posição de Caio Prado difere da posição de Sergio Buarque, Gilberto Freyre e de Carlos Marighella? Aponte a alternativa correta...

Em quais aspectos a posição de Caio Prado difere da posição de Sergio Buarque, Gilberto Freyre e de Carlos Marighella? Aponte a alternativa correta.


Do ponto de vista metodológico, Caio Prado se valeu do materialismo histórico dialético, mas com adaptações às condições brasileiras, o que aproxima sua posição à de Marighella. Gilberto Freyre utilizou da sociologia genética e de história social. Sergio Buarque se valeu da sociologia weberiana, embora sem a construção de tipologias.
As obras de análise histórica e sociológica de Caio Prado não podem ser comparadas às de Sergio Buarque e de Gilberto Freyre devido ao método, enquanto sua obra política é centrada no marxismo ortodoxo, diferente da obra de Carlos Marighella.
Caio Prado se colocou na tarefa de traçar linhas mestras da evolução política e depois da formação econômica do Brasil, portanto, uma obra teórica. Gilberto Freyre e Sergio Buarque adotaram a sociologia alemã (Weber) para conduzir suas pesquisas, mas sem apoio em dados empíricos, o mesmo procedimento de Caio Prado.
Na crítica ao marxismo ortodoxo, Caio Prado e Carlos Marighella apresentam posições semelhantes: ambos questionam o apego à teoria em detrimento da peculiaridade da evidência empírica.

Essa pergunta também está no material:

Pensamento Social Brasileiro - Unidade II
4 pág.

Pensamento Social Brasileiro Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Caio Prado se valeu do materialismo histórico dialético, mas com adaptações às condições brasileiras, o que aproxima sua posição à de Marighella. Gilberto Freyre utilizou da sociologia genética e de história social. Sergio Buarque se valeu da sociologia weberiana, embora sem a construção de tipologias." A partir do texto, podemos identificar que Caio Prado difere de Sergio Buarque, Gilberto Freyre e Carlos Marighella em relação ao método utilizado em suas obras de análise histórica e sociológica. Caio Prado utilizou o materialismo histórico dialético, com adaptações às condições brasileiras, enquanto Gilberto Freyre utilizou a sociologia genética e de história social, e Sergio Buarque se valeu da sociologia weberiana, mas sem a construção de tipologias. Além disso, a obra política de Caio Prado é centrada no marxismo ortodoxo, diferente da obra de Carlos Marighella.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais